Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Mark-up ou margem? Saiba a diferença e acerte na precificação!

Orçamento base zero: uma boa forma para superar a crise

contadora

Utilizar a ferramenta de orçamento base zero (OBZ) para reduzir custos, principalmente em contextos de crise, pode ser uma excelente estratégia para empresas que querem se tornar mais competitivas no mercado. Afinal, em momentos de turbulências no cenário econômico, as organizações geralmente fazem reformulações em vários aspectos da gestão do negócio para corrigir rotas. Nesse processo, o orçamento base zero pode ser um caminho adotado para retomar o crescimento no curto prazo.

Confira, a seguir, o que é o OBZ e como ele pode reduzir custos da empresa.

O que é o orçamento base zero?

Durante o planejamento financeiro, as organizações fazem um orçamento, que é uma previsão das receitas e das despesas para um determinado exercício, geralmente de 1 ano.

No orçamento convencional, as empresas costumam apenas considerar variações entre um ano e outro, para fazer aumentos ou reduções, por exemplo, conforme alguns indicadores. Logo, nesse caso o orçamento é baseado em anos anteriores.

Já no orçamento de base zero não há comparação com o passado. Portanto, o OBZ é uma ferramenta de gestão de custos que requer uma reavaliação de todas as atividades da empresa, inclusive, para julgar se as iniciativas são necessárias ou não.

Como o OBZ contribui para reduzir custos?

O orçamento base zero demanda um raio X de toda a atuação do negócio para que haja eliminação de desperdícios e, portanto, maior eficiência nos processos produtivos. Com o OBZ, os gestores não terão que fundamentar apenas as variações no orçamento, sejam positivas ou negativas, mas, sim, a destinação do recurso como um todo.

Logo, no orçamento base zero, é necessário justificar a existência de cada tipo de atividade. Dessa maneira, a empresa pode fazer uma alocação de recursos de forma otimizada para reduzir custos. Afinal, o OBZ pressupõe uma escala de prioridade na aprovação das destinações orçamentárias. Nesse caso, a proposta é que a organização só aprove o que realmente agregue valor ao negócio.

Quando e como elaborar um OBZ?

As empresas geralmente utilizam o orçamento base zero para reduzir custos em momentos de crise. Vale destacar que essa ferramenta não faz parte somente do setor privado.

Há propostas no cenário político para que o governo federal também use o OBZ, já que grande parte do orçamento público atual é vinculado a gastos previstos na Constituição, o que contribui para o déficit das contas públicas ao engessar a gestão.

No caso das empresas, mesmo que não haja obrigações de gastos por lei, podem ocorrer distorções de custos entre um ano e outro, principalmente se não há um controle efetivo dos gastos.

Para que dê certo e traga resultados positivos para a organização no curto prazo, o OBZ deve ser precedido de um intenso planejamento e de uma completa revisão das atividades da empresa.

Sem dúvida, esse trabalho requer sinceridade e comprometimento de todos os gestores do negócio. Afinal, primeiramente é necessário definir o que é de fato fundamental para a sobrevivência da empresa, ou seja, aquilo que é preciso para prover as necessidades básicas. Só depois são aprovados gastos importantes, mas não essenciais.

Para reduzir custos, a empresa deve dispor de um maior nível de detalhamento das informações sobre cada destinação do orçamento. Nessa tarefa, é indispensável o uso desoftwares de gestão para tornar o trabalho mais ágil, mensurável e confiável.

Ao reduzir custos com o orçamento base zero, a empresa pode aumentar a margem de lucro, sem comprometer a sustentabilidade do negócio. Com isso, torna-se mais competitiva no mercado, além de ficar mais forte para resistir a crise econômica.

A sua empresa já usou alguma vez o orçamento base zero para reduzir custos? Como foi essa experiência? Conte para a gente nos comentários.

Read More

Etiquetas: , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: