Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

O que é gestão de indicadores?

A gestão de indicadores consiste no monitoramento e na avaliação constante de determinados processos ou atividades rotineiros da sua empresa. O conceito base é simples: para avaliar, é preciso medir primeiro. Logo, o objetivo dos indicadores de desempenho é conseguir mensurar a eficiência e a qualidade dos processos para que seja mais fácil identificar os pontos que devem ser melhorados.

Agora que você já sabe o que é gestão de indicadores de desempenho, continue lendo o texto e entenda como essa tática pode trazer mais produtividade para a sua empresa:

Como definir a gestão de indicadores

O 1º passo é estabelecer os indicadores básicos importantes para o seu negócio e criar metas razoáveis que apontem o sucesso ou fracasso de determinado processo. O fundamental é que essas metas sejam calculadas por meio de uma média entre os resultados obtidos pela empresa nos últimos meses e uma projeção — devidamente embasada — do objetivo a ser alcançado.

Daí a importância de todos os indicadores de desempenho estarem devidamente alinhados em um planejamento estratégico central. Isso quer dizer que de nada adianta avançar muito uma perna e a outra não acompanhar o ritmo.

Por exemplo: digamos que a média de faturamento da sua empresa foi de R$ 50 mil nos últimos meses e que o lucro manteve-se cerca de R$ 15 mil durante o mesmo período. Baseado nisso, podemos dizer que o indicador de lucros foi de 30% (R$ 15 mil ÷ R$ 50 mil).

A sua empresa pode definir, a partir desse cálculo, que resultados acima de 30% correspondem às metas a serem alcançadas. Por outro lado, se o indicador estiver abaixo disso ou não se alterar com o tempo, mudanças devem ser pensadas.

As vantagens da gestão de indicadores

A principal vantagem da gestão de indicadores é justamente a possibilidade de avaliar cientificamente o desempenho dos setores da sua empresa. É uma oportunidade de precisar a qualidade dos serviços sem ficar atirando no escuro ou baseando-se meramente em achismos.

Obviamente, o indicador sozinho não vai te conceder todas as respostas para o problema. Mas ele vai te dizer rapidamente se está dando certo ou não — o que já é de grande ajuda, convenhamos.

Como implementar a gestão de indicadores

Também é importante salientar que os indicadores de desempenho, como falamos anteriormente, precisam ser baseados de acordo com os dados anteriores da sua empresa.

Criar metas impossíveis de serem alcançadas e fazer a implementação dessa tática de cima para baixo, sem consultar a equipe, pode trazer conflitos e desestimular o corpo de colaboradores.

A melhor forma é sempre conscientizar a equipe sobre o quanto a gestão de indicadores pode ajudar toda a empresa a encontrar o caminho certo e produzir o quanto for possível.

O número de indicadores necessários

Muitos empresários costumam se empolgar com a eficácia dos indicadores e querem implantá-los em todos os setores e de qualquer maneira.

Cuidado! Você pode criar indicadores para qualquer coisa, mas imagine o seguinte cenário: uma empresa de produtos de chocolate contrata uma agência de marketing para aumentar a sua presença nas redes sociais e, consequentemente, o número de vendas. Nesse caso, qual seria o indicador mais importante para os planos da empresa: o número de visualizações das postagens ou o faturamento mensal? O que realmente apontaria se a estratégia deu certo, de fato? O faturamento.

Você não precisa de mil indicadores, precisa apenas dos que deem as respostas que interessam de verdade. Lembre-se de que indicadores de desempenho podem ser cruciais para que a sua empresa saiba no que é preciso melhorar, mas não é a única ferramenta que você tem à disposição.

Gostou deste post? Então continue com a visita em nosso blog e leia o post “Benchmarking: entenda o que é e veja os benefícios para sua empresa”.

 

Etiquetas: , , ,

Comment

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: