Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

O ERP é acessível para Pequenas Empresas?

Diante de um mercado dinâmico e competitivo, já não há espaço para gerir os negócios com base em aplicações e planilhas ultrapassadas. É preciso investir em soluções modernas que sejam capazes de integrar os processos do empreendimento, facilitar a tomada de decisões e melhorar a performance do negócio, como o ERP para pequenas e médias empresas.

Grandes companhias já estão transformando o ERP em um poderoso aliado da sua gestão, pois, com ele, é possível ter uma visão ampla e estratégica de todo o negócio. Mas será que esse tipo de sistema é acessível também para empresas de pequeno e médio porte? Confira o nosso artigo e descubra!

O ERP é democrático

A arquitetura dos sistemas ERP é extremamente democrática e, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de solução não é exclusiva para empreendimentos grandes.

Todo e qualquer negócio que queira modernizar a sua gestão, integrar processos, agilizar procedimentos e conseguir informações sólidas para montar o planejamento estratégico, pode — e deve — investir em um sistema ERP. Não há restrição de tamanho da empresa, tampouco de segmento.

Vale destacar que o sistema ERP pode contribuir para empresas atuantes no atacado, no varejo, na indústria e também no setor de serviços.

O processo de implantação é mais fácil do que parece

Esqueça a burocracia e as complicações. Implantar um sistema ERP pode ser muito mais fácil do que você imagina! Com o auxílio de uma empresa especializada, dentro de pouco tempo, o seu negócio operará com um sistema ERP feito sob medida para ele.

Após a implantação, a empresa estará pronta para crescer de forma inteligente, pois essa solução empresarial vai automatizar processos, aumentar a eficiência operacional, melhorar a produtividade, diminuir os custos e aumentar potencialmente o seu faturamento. Tudo isso de forma prática e acessível, basicamente, transformando dados em resultados!

O uso do sistema é muito simples

Não precisa ser um expert em tecnologia para utilizar o sistema ERP na sua empresa. Na verdade, esse tipo de solução existe justamente para simplificar a vida do empreendedor, seja ele um micro, seja ele um grande empresário. Sendo assim, com um pouco de prática e apenas alguns cliques, é possível se familiarizar e dominar as ferramentas do ERP.

Vamos supor que você tenha uma pequena loja que envia produtos para o Brasil inteiro. Por meio do sistema ERP, você consegue encadear a venda, a emissão da nota fiscal, o romaneio para a separação no produto, a automatização da baixa do estoque e a atualização do sistema financeiro.

É ou não é bacana poder fazer todo esse acompanhamento, mesmo não contando com uma grande equipe?

O ERP certamente cabe no orçamento

Dizem por aí que o ERP é uma solução cara. Isso não passa de mito! Esse tipo de sistema é acessível, economicamente falando. Na verdade, trata-se de um investimento de retorno certeiro, pois gera a redução de custos e o aumento da receita.

Como se não bastasse, os preços para a implantação do ERP variam de acordo com a complexidade do sistema e também com o porte da empresa. Isso significa que, para empresas menores e pacotes básicos, o custo de implantação é menor.

Há mais eficiência e menos uso de papel

Como mencionamos no início deste artigo, com um ERP, você dará adeus ao registro de informações em cadernetas e arquivos de papel. Afinal, com a rotina agitada das empresas, é praticamente impossível registrar, coordenar e analisar todas as informações importantes em blocos de papel.

Mais do que economizar com esse tipo de arquivo, um ERP permite encontrar e analisar dados com mais eficiência, melhorando o tempo para as tomadas de decisões. Quanto mais rápida for a sua resposta em momentos delicados ou em oportunidades de negócios, maior a chance de obter sucesso.

O controle financeiro acontece em tempo real

Para ter atuação eficiente no mercado, empresários e gestores precisam acompanhar de perto as finanças do negócio. Investimentos são orientados a partir dos recursos que sobram no caixa e decisões importantes precisam ser tomadas quando a entrada de dinheiro é menor do que a saída.

Conhecer e entender esses números é essencial para determinar os melhores caminhos a serem tomados e, com isso, contornar situações de dificuldades ou escolher os melhores investimentos para o desenvolvimento da empresa. Com um ERP, as informações financeiras são acompanhadas em tempo real, o que permite uma vantagem estratégica ao mesmo tempo em que oferece as ferramentas necessárias para acompanhar a saúde financeira do seu negócio.

O estoque é sempre organizado e controlado

O estoque é parte importante para qualquer negócio. No varejo, é ele que determina a disponibilidade de produtos a serem vendidos; para quem presta serviços, é o suporte para que as tarefas possam ser realizadas com o máximo de qualidade possível e sem deixar os clientes na mão.

Porém, não é uma tarefa fácil definir quais as quantidades certas de produtos e insumos para serem comprados ou quais deles devem estar sempre no estoque. Errar nesse processo pode acarretar prejuízos. Ao usar um ERP, saiba o que tem mais saída e o que é pouco vendido, melhorando a gestão.

Os documentos são gerados com rapidez

O Governo Federal vem trabalhando para melhorar o sistema de controle tributário, e as empresas que não ficarem atentas a isso estão sujeitas a multas e sanções que prejudicam o seu trabalho. Softwares ERP permitem a emissão de notas fiscais com eficiência e com menos chances de erros.

Além disso, também são uma excelente forma de diversificar os formatos de pagamento aceitos pela empresa. O boleto bancário é uma possibilidade que pode ser implementada e gerida com facilidade com a ajuda de um ERP, o que pode contribuir para o aumento das vendas e da garantia de recebimento pelos serviços e produtos.

Como vimos ao longo deste artigo, um software ERP é uma excelente ferramenta para dar suporte às mais diversas áreas de uma empresa. Com ele, será possível melhorar a comunicação interna e o relacionamento com clientes, além de fornecer informações importantes para todos os setores.

As pequenas e médias empresas, portanto, devem entender esses programas como importantes aliados para desenvolver o negócio, aumentar as vendas e ter uma base de clientes mais sólida. A tecnologia deve ser usada por negócios de todos os portes, então, aproveite!

Gostou deste artigo sobre ERP para pequenas e médias empresas? Entre em contato com a Artsoft Sistemas e saiba como podemos ajudá-lo ainda mais!

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: