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Marketing Human-to-Human: entenda mais sobre esta nova tendência empresarial


Estamos vivendo em um momento incrível em que a tecnologia nos permite diversas novas possibilidades a cada dia, simplificando ações que anteriormente seriam impossíveis e facilitando a dispersão de informações e conhecimento. Ao mesmo tempo, o excesso de informação diária na rotina de uma pessoa faz com que ela se torne mais seletiva em relação ao que será, de fato, gravado em sua memória.

Nesse contexto, encontram-se também as empresas. Para conseguirem se comunicar e serem lembradas nesse ambiente de informação exaustiva elas precisam se diferenciar. Mas como vencer esse desafio? Em um cenário em que as pessoas estão cada vez mais dependentes das telas de celulares, como se destacar e entregar uma mensagem que vença a barreira do excesso de informação e tecnologia? Essa é a proposta do Marketing Human-to-Human, uma tendência que promete mudar a forma como companhias se conectam com seus clientes. Entenda neste artigo mais sobre essa tendência e como ela funciona.

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O que é Marketing Human-to-Human?

O Marketing Human-to-Human ou H2H é a tendência de humanizar a comunicação das empresas, independente se são B2B ou B2C. A proposta é que o consumidor e suas necessidades se tornem o foco principal da empresa. Ao invés de tratar os clientes como meros números e dados, essa tendência visa despertar elos emocionais e tornar a marca mais humana.

Como ele funciona?

Esse novo formato de posicionamento das empresas e suas respectivas marcas propõe um apelo pessoal ao negócio, com marcas que dialogam com seus consumidores de forma verdadeira, têm empatia, inspiram seus clientes, resolvem problemas, são bem-humoradas, cometem erros e os admitem e, principalmente, possuem uma história e a vivem. A proposta é simples: tornar os negócios humanos e com características individuais que os fazem ser considerados dessa maneira.

Um exemplo de uma falha ao captar a essência dessa nova linha do marketing está em uma campanha feita pela cerveja Itaipava no Twitter. Nessa ação, ao tuitar a hashtag #verãoénosso o usuário recebia uma resposta automática da personagem criada pela marca, a Verão. Entretanto, a mensagem ficou destoada em vários momentos e a ação foi, rapidamente, julgada pelos participantes da rede social. Ao tentar se aproximar dos seus seguidores no Twitter, a marca se comportou como um robô e não conseguiu estabelecer um diálogo com a sua audiência.

Entenda a sua relevância

Mas, afinal, por que essa tendência é tão relevante? Conforme explicado anteriormente, o bombardeiro de informações exige que as marcas criem formas mais inovadoras e únicas para terem sucesso no mercado. A humanização, com suas diversas características específicas, como desenvolvimento de elos emocionais e empatia, torna isso factível.

É possível que você se recorde de algumas marcas da sua infância, por exemplo, ao lembrar-se de alguma relação que havia com elas que as tornavam únicas. Uma sorveteria que possuía um atendente bem-humorado e gentil ou uma lanchonete em que o garçom sabia o seu pedido e até te dava alguns brindes. O que diferencia as marcas lembradas é a sua individualidade e conexão emocional.

Você acredita que a sua empresa está no caminho certo para se tornar mais humanizada? Considera importante humanizar sua comunicação para se aproximar dos seus clientes e se diferenciar no mercado? Se você ainda possui alguma dúvida ou gostaria de dividir a sua opinião conosco, envie um comentário preenchendo os campos abaixo e, para incentivar a discussão sobre esse assunto, compartilhe este artigo nas redes sociais!

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