
KPIs financeiros: conheça os 8 principais
Os indicadores de desempenho são fundamentais para que os gestores possam acompanhar o resultado de suas operações. E ainda que esses gerentes não tenham alguma formação específica, eles são capazes de fazer um diagnóstico do negócio e acompanhar a saúde financeira da empresa com a ajuda de apenas alguns indicadores financeiros.
A seguir, listamos 8 KPIs financeiros e explicamos o que eles representam e o que os gestores podem concluir a partir dos números. Acompanhe:
1. Faturamento
Esse é um dos KPIs financeiros mais importantes. Ele indica o quanto a empresa está vendendo e quanto, em dinheiro, isso representa para a empresa. A melhor forma de usar esse indicador para análises e tomadas de ação é comparando o faturamento real com o que havia sido planejado.
Se o faturamento estiver abaixo do esperado, pode ser o caso de procurar atrair mais clientes, alterar as estratégias de divulgação, pensar em novas campanhas de marketing, entre outras ações.
Contudo, é preciso, também, saber se os objetivos estipuladas condizem com a realidade da empresa e do mercado, visto que metas ambiciosas demais podem acabar nunca sendo atendidas — o que pode, de certa forma, causar a desmotivação da equipe de vendas.
Como calcular
Para se chegar ao valor faturado no mês, basta somar qual foi o valor total vendido durante esse período.
2. Lucratividade
O acompanhamento do faturamento é fundamental para compreender como andam as vendas. Por meio do indicador de lucratividade, os empreendedores conseguem compreender melhor qual é o risco do seu negócio. O cálculo do percentual do lucro sobre o faturamento também pode indicar se os custos totais estão elevados.
Por exemplo: não é incomum encontrar empreendedores que reclamam de conseguir obter um bom faturamento mensal, mas que, no fim das contas, não tem capital disponível. Se o faturamento precisa ser muito alto para que a lucratividade seja aceitável, é um sinal de que o risco do negócio é muito alto e está na hora do gestor rever os seus custos.
Como calcular
Para encontrar o índice de lucratividade, é necessário ter os valores do lucro e da receita bruta. A partir daí, basta usar a seguinte fórmula:
LUCRATIVIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA) x 100
Lembrando que o lucro é o valor que sobra do faturamento depois que são feitas as deduções dos impostos, despesas, custos e tributos federais.
3. Endividamento
O grau de endividamento também é um dos indicadores financeiros que não podem faltar em uma boa gestão. Como o próprio nome já diz, ele aponta qual é o nível de endividamento da empresa.
Ainda que o negócio consiga apresentar um resultado positivo, mas o pagamento das dívidas e juros consomem uma fatia maior do que o lucro obtido, o empreendedor tem problemas financeiros e precisa encontrar qual é a sua origem para resolvê-los.
Como calcular
ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO = (TOTAL DE PASSIVOS / TOTAL DE ATIVOS) X 100
4. Custos
Compreender os gastos que o negócio gera é essencial para uma boa gestão — além de garantir uma lucratividade maior, como já citamos. Esse KPI ajuda a identificar, a nível de categorias, quais gastos a empresa tem para se manter e ajuda o empreendedor a encontrar soluções que possam promover reduções ou até a eliminação de gastos que são considerados supérfluos.
Além de influenciar na lucratividade, uma boa gestão dos custos afeta diretamente o preço de venda dos produtos e dos serviços — e isso reflete no grau de competitividade do negócio em seu mercado de atuação.
Como calcular
Para mensurar os custos, é preciso fazer a soma de todos os gastos gerados pelas operações durante o mês. Usar o relatório por centro de custos é uma excelente maneira de separar os indicadores por categorias e áreas.
5. Recebimentos
Esse também é um dos KPIs financeiros que está ligado ao acompanhamento do faturamento. Vale lembrar que faturamento não é garantia de recebimento. É perfeitamente possível, por exemplo, que uma empresa alcance valores altos de faturamento, mas não consiga receber esse valor em sua totalidade. Isso acontece quando empreendedores vendem a prazo e sofrem com a inadimplência.
Nesse caso, o ideal é conseguir manter o número de recebimentos bem próximo do número do faturamento. Para isso, é necessário, principalmente, parar de conceder crédito aos clientes que já estão inadimplentes — pelo menos enquanto eles não quitam a dívida existente.
Como calcular
Para descobrir qual é o prazo médio de recebimento (em dias), é preciso usar a fórmula:
PMR = (TOTAL DE DUPLICATAS A RECEBER / TOTAL DA RECEITA DE VENDAS) x 360
6. Rentabilidade
A rentabilidade é a representação do retorno que um investimento proporciona. Ela também é usada para compreender a capacidade que determinado projeto tem de “se pagar”, considerando o retorno alcançado com a iniciativa.
Um bom exemplo disso é o aumento no faturamento que uma nova campanha de marketing pode causar.
Vale ressaltar que não existe um padrão do que pode se considerar como satisfatório. A rentabilidade depende das características e condições do investimento. Sendo assim, enquanto uma iniciativa com rentabilidade de 75% pode não ser o ideal, outra com retorno de 15% pode ser considerada um sucesso.
Como calcular
RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) x 100
7. Liquidez
O índice de liquidez representa a capacidade que uma empresa possui de gerar dinheiro no curto prazo. Ele é importante para que se possa identificar a possibilidade de honrar com os compromissos que possuem um prazo curto de vencimento. Estoques e capital de giro são exemplos de ativos com um alto índice de liquidez.
Quando esse número é baixo, pode ser um sintoma de que o dinheiro está sendo direcionado para investimentos de longo prazo, o que pode prejudicar o pagamento de dívidas com vencimentos menores.
Por outro lado, se ele é muito alto, é sinal de que o dinheiro está sendo mais empregado em estoques, ou deixado parado no caixa. O problema disso é que parte do valor poderia ser usado para outros investimentos que garantiriam um retorno maior.
Como calcular
LIQUIDEZ CORRENTE = ATIVO CIRCULANTE / PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ SECA = (ATIVO CIRCULANTE – ESTOQUES) / PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ IMEDIATA = DISPONÍVEL / PASSIVO CIRCULANTE (considera somente o dinheiro em caixa, saldos disponíveis no banco e investimentos que dão retorno em curto prazo. É uma análise mais conservadora).
LIQUIDEZ GERAL = (ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO) / (PASSIVO CIRCULANTE + PASSIVO NÃO CIRCULANTE)
8. Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o indicador usado para se saber qual é o valor mínimo de faturamento necessário para pagar os custos operacionais — evitando que a empresa tome prejuízos.
Ele pode ser usado para que o gestor possa identificar a meta mínima de faturamento e saber em que ponto as vendas passam a gerar lucros.
Como calcular
PONTO DE EQUILÍBRIO = [CUSTO FIXO / ((RECEITA – CUSTO VARIÁVEL)/RECEITA TOTAL)] x 100
Neste post, você conheceu alguns KPIs financeiros que podem — e devem — ser acompanhados em uma empresa. Mas, além disso, os gestores devem ficar atentos às necessidades de controle e às estratégias da empresa, pois só assim são capazes de garantir as melhores operações.
Na sua opinião, que outro indicador financeiro não pode faltar em uma boa gestão? Compartilhe a sua opinião conosco. Deixe um comentário.
Etiquetas: custos, endividamento, faturamento, Indicadores de Desempenho, KPIs financeiros, lucratividade, resultados