Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Já pensou nos benefícios de ser uma empresa sustentável?

Quando o assunto é sustentabilidade, muitos tendem a reproduzir mitos que rondam o mundo empresarial já há alguns anos. Talvez o principal deles seja o de que o investimento em práticas sustentáveis acaba gerando prejuízo para a empresa. Na verdade, pesquisas indicam que a adoção de uma postura sustentável tem feito com que as empresas lucrem cada vez mais.

Outro mito que merece ser combatido é o de que o conjunto de práticas sustentáveis se traduz apenas em iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente. Como veremos mais adiante, o espectro das ações sustentáveis é muito mais amplo do que podemos imaginar à primeira vista.

Confira no post a seguir quais são os benefícios de ser um empresa sustentável e fique mais por dentro desse assunto.

Read More

 

O que é sustentabilidade?

Podemos entender a sustentabilidade como o conjunto de práticas voltadas para promover o equilíbrio da organização sob o enfoque de três considerações distintas: social, econômica e ambiental. Assim, o chamado “desenvolvimento sustentável” da empresa envolve o fortalecimento desse tripé. Vejamos as vantagens deste conceito aplicado:

  • Qualidade de vida dos funcionários

Funcionários satisfeitos, comprometidos e motivados são mais produtivos e menos susceptíveis a trocar sua empresa por outra. Isso é especialmente relevante se levarmos em conta que a alta rotatividade de funcionários tem sido vista como uma grande vilã dos negócios na atualidade.

Prestigiar o trabalho dos funcionários significa, entre outras coisas, respeitar seus direitos, adotar um modelo de negócios mais democrático, em que todos possam manifestar suas opiniões, e fomentar a meritocracia na distribuição de cargos e vantagens.

  • Redução do impacto ambiental

Cada vez mais os argumentos ambientalistas partem do pressuposto de que a nossa geração não tem o direito de deixar um legado de poluição e destruição para as gerações futuras. Isso faz com que Estados e órgãos internacionais elaborem leis e tradados sobre o tema.

Durante os últimos anos, observamos um enrijecimento nas leis ambientais no Brasil, com um Ministério Público forte e atuante na proteção do meio ambiente. É fundamental que a empresa conheça e aplique a lei em suas operações e, para isso, é necessário mudar a cultura empresarial e investir na educação dos seus profissionais.

Mesmo que a atividade da empresa esteja dentro dos limites estabelecidos, ainda assim temos que zelar pela economicidade na utilização de recursos, como papel e energia elétrica, cujos desperdícios representam prejuízos para empresa, e claro, para a natureza.

  • Integração com a comunidade local

A empresa não existe apenas na dimensão de fornecedora de produtos e serviços. É importante que passemos a vê-la também como membro da comunidade em que se insere. Assim, é interessante notar que muitas organizações têm apoiado iniciativas artísticas e culturais que guardam afinidade com os seus valores.

Em troca, a empresa pode obter a divulgação de sua marca e apresentações exclusivas para os seus colaboradores, além de poder descontar os valores investidos no Imposto de Renda.

Portanto, não podemos nos esquecer de que vivemos a chamada “era da informação”. Hoje em dia o consumidor exige muito mais do que qualidade e preço baixo. As redes sociais e os grandes portais de notícias da internet registram de perto as atividades de empresas que desrespeitam direitos trabalhistas, realizam testes em animais, poluem o meio ambiente ou desrespeitam o consumidor. Dessa forma, ser sustentável é também uma questão de competitividade no mercado.

E você, tem incentivado práticas sustentáveis no dia a dia de sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: