Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Infraestrutura gerenciada online: diferenças entre backup tradicional e backup nas nuvens

Backup talvez seja o elemento mais importante para qualquer empresa. Isso ocorre não apenas por ele manter uma cópia de tudo o que é feito, mas por dar segurança para o trabalho dos seus colaboradores.

A necessidade de backup surgiu quando os empresários começaram a perceber o quão arriscado era confiar em grandes – e lentos – computadores para guardar todos os dados e informações sobre o negócio. É fácil acreditar que muita coisa foi perdida antes que bons backups fossem implementados. E, assim como todas as áreas da tecnologia, os backups também evoluíram.

Read More

 

Atualmente fala-se muito em cloud computing e sobre como infraestruturas com backup na nuvem são seguras e confiáveis. Porém, ainda há muitas empresas que preferem manter seus dados em servidores físico. Afinal, qual a melhor escolha? Backup tradicional ou backup na nuvem? Veja a seguir:

Backup tradicional e backup na nuvem

O backup tradicional geralmente é feito através de servidores físicos, instalados em torres alimentadas por no-breaks industriais capazes de garantir a segurança dos dados mesmo sem energia. Em geral, são dispostos em salas escuras nos fundos da empresa e são a razão para que haja necessidade de se instalar quilômetros de cabos azuis.

Por outro lado, o backup na nuvem é feito através da internet utilizando serviços com poderosos datacenters, localizado, em geral, fora do Brasil e capazes de hospedar um grande volume de informações a um custo muito baixo.

As duas opções de backup oferecem benefícios e possuem defeitos, mas sem dúvidas é na nuvem que qualquer empresa encontrará a melhor solução para o backup dos seus arquivos. Ter backup físico é mais custoso – tanto para instalar quanto para manter -, arriscado e lento. Backups tradicionais, além do custo de aquisição e de estrutura, costumam exigir uma equipe dedicada apenas para mantê-lo em segurança e atualizado. Além disso, salas com servidores e cabos azuis podem sofrer danos causados por umidade ou fogo.

Qual dos tipos de backup é o mais vantajoso?

O backup na nuvem! Hospedar seu backup na nuvem é garantia de ter os arquivos sempre disponíveis independentemente do que aconteça com a sua empresa. Mesmo graves falhas de segurança não costumam comprometer essas informações, já que os próprios serviços de backup possuem seus próprios backups.

Além disso, backup na nuvem é muito mais rápido do que o backup tradicional, oferecendo um meio seguro para que qualquer colaborador acesse um documento importante a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Da mesma forma, backups na nuvem possuem bons sistemas de segurança, capazes de permitir a criação de hierarquias sobre quem pode alterar os dados.

Por fim, o custo de se fazer backup na nuvem é muito menor, já que não se exige compra de equipamento nem ao menos uma equipe destinada apenas à manutenção. Muitos serviços oferecem cotas grátis que são suficientes para a maioria das pequenas empresas.

É fácil notar que backup na nuvem apresenta uma larga vantagem sobre o backup tradicional, apesar de importante no passado, este último modelo já está obsoleto diante das novas tecnologias. Assim, é hora da sua empresa também se munir desta tecnologia que garantirá a segurança e a integridade de todas as informações com as quais você trabalha.

E você, que tipo de backup utiliza na sua empresa? Comente aqui!

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: