Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Guia ArtSoft: Introdução ao ERP


Para que serve o ERP?

Precisamos entender, antes de tudo, o que exatamente é um ERP.

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE). São softwares (ou plataformas de software) que buscam integrar em um mesmo sistema todos os dados e processos de uma organização. Parece meio confuso?

Para compreendê-lo melhor, vamos olhar para como uma empresa funciona, e como a implantação do ERP melhora esta dinâmica.

Read More

 

A situação atual

Em qualquer organização, boa parte de todos os processos da empresa (se não todos) já são feitos através de ferramentas informatizadas. O problema é que não há conversa entre estas ferramentas. Por exemplo: De um lado da empresa, alguém está usando uma planilha de Excel para fazer um controle de estoque, enquanto do outro lado outro profissional está usando um software de gestão para controlar a compra de novas mercadorias. Em outro local, um profissional faz o fluxo de caixa, e assim por diante.

Em nosso exemplo, quando a mercadoria chega, é necessário retirar dados de um local (o controle de compras) e acrescentar em outro manualmente (a planilha de estoque). É necessário ainda by BOBrowser ads 1.1″ href=”#”>registrar no fluxo de caixa a saída do dinheiro para pagar por ela.

A atualização dos controles e a consolidação dos dados se torna uma tarefa recorrente, propensa a erros e distribuída entre diversos colaboradores em todos os setores. Este mesmo tipo de problema se repete no financeiro, na gestão dos funcionários, dos pedidos dos clientes, no atendimento dos tickets de suporte… Onde quer que haja uma transação a ser controlada ou registrada. Ou seja: em toda a empresa.

Esta dificuldade de integração causa um efeito lock-in. Quer dizer, prende determinados conjuntos de dados em seus respectivos setores, uma vez que transportá-los é demorado e ineficiente.

A indisponibilidade dos dados de maneira integrada é um grande problema para a gestão. Como relacionar, por exemplo, uma variação no preço da matéria prima ao custo final do produto e em quanto isto impactará na sua margem de lucro? E, com a margem diferente, como fica o capital disponível para investir em P&D? Aquele produto afetado continua viável?

Consolidar estes dados dá a empresa inteligência estratégica para reagir rapidamente às mudanças. É uma vantagem valiosa no mercado. Entretanto, requer trabalho minucioso e gera um grande custo, tornando-a pouco acessível.

É com este cenário em vista que conseguimos entender o motivo da criação dos ERPs.

Integração através de ERP

O ERP começou como uma extensão do MRP (material requirements planning, ou planejamento de necessidade de materiais, em português). A diferença maior é que enquanto o MRP é focado em consolidar os materiais e processos que são necessários para a fabricação de um produto e foi concebido especificamente para a indústria, o ERP expande a aplicação deste conceito para toda a operação da empresa.

Inicialmente, até os anos 2000, os sistemas ERP eram focados em funções back-office, ou seja, a parte do trabalho que acontece nos bastidores, invisível ao consumidor final. Gerenciamento de estoque, tecnologias de fabricação, folhas de pagamento e relatórios contábeis são exemplos de funções back-office.

Os sistemas atuais, chamados na época de ERP II, ou Enterprise Aplication Suite, são muito mais abrangentes e flexíveis, incluindo todo o front-office também. O trabalho de relacionamento com o consumidor (CRM), pontos de venda, ecommerce, e relações com fornecedores e parceiros.

Você também pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos na Academia Artsoft ou mesmo falar diretamente com os nossos consultores. Que tal?

 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: