Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Gestão financeira profissional: 4 benefícios de apostar em uma

A gestão financeira profissional é o planejamento e acompanhamento de todas as contas de uma empresa: os tributos pagos, a folha de pagamento, os custos operacionais, as contas a serem recebidas, o lucro, o fluxo de caixa etc.

Imagine-se na seguinte situação: você precisa orientar sua empresa a pagar diferentes regimes tributários, com regras que vão se alterando a cada dia. Como se organizar e estar por dentro de todas essas informações? Como não perder as datas de vencimentos e descobrir economias possíveis?

Realizar esse acompanhamento de forma sistemática das finanças empresariais, por meio de softwares que automatizam os processos organizacionais e unificam os dados, é imprescindível para que um gestor financeiro possa saber exatamente o estado econômico de sua empresa e tomar decisões.

Abaixo, selecionamos quatro principais vantagens em realizar uma gestão financeira profissional dos seus negócios. Quer saber mais? Leia o post!

1. Planejamento estratégico

O controle criterioso das suas contas permite realizar um planejamento dos gastos e lucros, deixando as contas sempre em dia. Manter a tranquilidade e não ser surpreendido por crises econômicas traz estabilidade no dia a dia dos seus negócios e libera energia pessoal para outros setores.

Mas, para além disso, permite uma previsão do futuro, a partir do estabelecimento de objetivos de curto, médio e longo prazo. A economia com um gasto, hoje, pode ser utilizada para realizar um investimento em outra área amanhã.

2. Corte de gastos e reorientações

Conhecer de perto o estado das suas contas também lhe permite identificar gastos desnecessários e transferir recursos de uma área para a outra. Você pode também acompanhar o Retorno sobre Investimentos (ROI), ou seja, o dinheiro ganho ou perdido em um investimento. Assim você pode reorientar a inversão em projetos futuros da empresa.

Contratar e demitir funcionários também é uma rotina que pode ser melhor orientada a partir de um planejamento das contas. Ter em mente os gastos com INSS, FGTS e salários projetados ao longo dos meses vai ajudar a decidir se é a hora certa de investir na ampliação da equipe ou não.

3. Integração das contas

A gestão financeira profissional das contas permite integrar as finanças de diversas unidades de uma empresa e gerar relatórios gerais que unem as diferentes partes do negócio. É possível, por exemplo, centralizar os saldos das diversas contas correntes sem necessidade de consultar o home banking de cada uma delas.

Integrar e centralizar documentos também permite fornecer notas eletrônicas e outros comprovantes de pagamento para os fornecedores e compradores de forma digital e automática. Tudo isso reduz as tarefas manuais a serem desempenhadas por sua equipe.

4. Evitar o endividamento

Segundo o relatório Estabilidade Financeira Global, do Fundo Monetário Internacional (FMI), as empresas brasileiras estão entre as mais endividadas dos países emergentes. Você pode evitar estar nessa lista! A gestão financeira de sua empresa pode agilizar e organizar a orientação dos seus negócios, prevenindo endividamentos e as crises financeiras.

Para saber mais como fazer a gestão financeira profissional da sua empresa e automatizar a administração dos processos, documentos e contas, leia nosso post sobre as vantagens do uso de softwares que auxiliam nessa empreitada!

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: