Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Gestão empresarial: 4 dicas para lidar com a geração Y nas empresas

iStock 000003188989Medium 1Da máquina de escrever ao computador, do telefone fixo aos smartphones. Contar a história das gerações X e Y também é falar sobre as inovações tecnológicas. É perfeitamente possível assimilarmos a agilidade trazida por essas novas ferramentas e o comportamento desses dois grupos. A geração X é como um livro, possui conteúdo; a geração Y, por outro lado, poderia ser representada pelas mídias sociais, mais dinâmicas e ágeis.

Para o gestor de negócios, lidar com os diferentes perfis de profissionais é uma tarefa difícil, principalmente se considerarmos a geração Y, que possui uma série de novas demandas. Para esses profissionais, a agilidade é tudo, por isso, esperam uma rápida ascensão profissional nas empresas onde trabalham. Além disso, o próprio relacionamento com o ambiente de trabalho mudou, e eles esperam mais qualidade de vida.

São inúmeras as novas exigências e a mudança de comportamento é notável, por isso, resolvemos trazer algumas dicas de gestão empresarial para você lidar melhor com essa geração. Confira a seguir:

Seja um líder, não um chefe

Na geração X, a figura do chefe e a hierarquia organizacional eram conceitos claros para o colaborador. Ele seguia a pessoa que tinha a posição mais elevada e respeitava as decisões tomadas. Hoje, na geração Y, não basta apenas a posição de chefia para conseguir o reconhecimento dos profissionais: é preciso, acima de tudo, assumir uma posição de liderança.

Em primeiro lugar, o líder, ao contrário do chefe, é reconhecido de maneira orgânica pelos colaboradores. Eles o veem como um representante que busca a conciliação de interesses. O líder, portanto, é visto como um igual, capaz de entender a situação e apresentar soluções. Além disso, a persuasão, eloquência e, principalmente, a capacidade de inspirar os colaboradores são características indispensáveis.

Use e abuse da tecnologia

Como vimos, contar a história da geração X e Y também é como falar sobre a trajetória da tecnologia. As novas gerações nasceram em um meio no qual os computadores e a internet já eram uma realidade e, por isso, preferem as facilidades garantidas por essas ferramentas do que o trabalho manual.

Uma dica, portanto, é usar a tecnologia a favor da empresa. Um enterprise resource planning (ERP), por exemplo, garante que todos os processos sejam automatizados, ao contrário das velhas atividades manuais que, além de improdutivas, são rejeitadas por essa nova geração.

Crie um plano de carreiras claro

Outro ponto já visto por nós é que, ao contrário da geração X, que poderia ficar décadas no mesmo cargo, a geração Y procura uma rápida ascensão dentro das empresas. São profissionais ávidos por novos desafios e, por isso, precisam ser esclarecidos sobre os cargos existentes na empresa e, principalmente, a forma como podem conquistá-los.

Por isso, é preciso estabelecer com clareza um plano de carreiras. Defina quais são os atributos necessários, como tempo de casa, nível técnico, entre outros, e informe já no momento da entrevista para estabelecer uma relação de transparência com o candidato.

Foque na qualidade de vida

Por fim, é fundamental criar um ambiente onde os colaboradores se sintam bem consigo mesmos. Pausas, flexibilização de horários, ambiente de recreação… enfim, a qualidade de vida deve ser um ponto a ser pensado na hora de estabelecer essa relação com os colaboradores.

Dessa forma, é possível melhorar muito o clima organizacional, e você pode ter certeza: os profissionais da geração Y se preocupam cada vez mais com isso!

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião e as suas questões!

 guia de introdução ERP

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: