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Estratégias de BI: o que é, e qual sua importância para tomadas de decisões

As empresas, no seu dia a dia, geram uma grande quantidade de informação. Dados como o número de clientes que adquiriram um produto em determinado ponto de venda, o veículo de divulgação que mais converte consumidores em potencial e o produto que acaba mais rapidamente no estoque são armazenados nos sistemas de gestão de vendas diariamente.

Mas como transformar esse volume de informações em conhecimento que possa ser usado no alcance de metas? Uma das melhores alternativas é a utilização de estratégias e ferramentas de Business Intelligence. Saiba mais sobre elas abaixo!

O que é o Business Intelligence

Business Intelligence (BI) é a coleta, organização e análise das informações geradas pelas atividades da empresa, de forma que estas possam gerar conhecimento que auxilie na tomada de decisões. Afinal, de nada adiantam várias planilhas com os dados de venda, estoque e clientes da empresa se eles não se convertem em informação que gere conhecimento.

Com uma boa estratégia de BI, o amontoado de números passa a fazer sentido e se traduz em mais vendas e melhor aproveitamento dos recursos da empresa. A companhia fará estratégias de vendas de acordo com as tendências do mercado, atingindo o seu público por meio de campanhas de marketing de alto impacto e retorno.

Por que implantar um sistema de BI?

A maioria das empresas já coleta informação. É normal que se registre o progresso da produção, o volume de vendas, o desempenho dos vendedores e de cada ponto de venda, a influência da época do ano nos indicadores de desempenho, entre muitas outras coisas. Mas será que essas informações estão se traduzindo em conhecimento sobre o desempenho da empresa e o mercado em que ela atua?

É aqui que entram as estratégias de BI: para aproveitar melhor a informação produzida pela empresa, é fundamental gerar conhecimento que leve ao entendimento do mercado e auxilie na tomada de decisões. Que tipo de decisão? Estratégicas e operacionais, tais como:

  • identificar se um produto deve continuar no mercado ou ser retirado;
  • avaliar em quais regiões deve-se investir mais em propaganda;
  • levantar informações para definir se é necessário ampliar a força de vendas para determinados produtos/regiões;
  • escolher a melhor abordagem para cada tipo de cliente de acordo com o retorno sobre o investimento em marketing.

Esse é o tipo de decisão que a empresa poderá embasar dispondo das informações adequadas no momento certo. Com um bom uso das técnicas de Business Intelligence, o gestor pode tornar o negócio mais competitivo e capaz de atingir um público maior a médio e longo prazo.

Vantagens do investimento em Business Intelligence

Qualquer empresa, independentemente do seu porte, pode se beneficiar das estratégias de BI. Nesse sentido, podemos destacar como as principais vantagens do investimento em BI:

Aumento de vendas

O uso de dados está diretamente ligado com o setor de vendas. Profissionais da área utilizam informações todos os dias para definir estratégias comerciais de maior impacto e planejar abordagens futuras.

Nesse sentido, investir em BI garante que os analistas terão uma visão ampla sobre vários aspectos do mercado. A intuição é deixada de logo em troca de uma análise precisa sobre a qualidade das abordagens utilizadas pelo empreendimento.

Resposta mais rápida às demandas do mercado

As demandas de clientes estão mudando em uma velocidade cada vez maior. Ao implementar o BI, o negócio consegue prever movimentos antecipadamente.

Isso será feito a partir da coleta de dados de redes sociais, pesquisas e o histórico de vendas da empresa. Assim, analistas podem agir rapidamente para preparar o negócio para manter-se competitivo independente dos fatores envolvidos nas rotinas de vendas.

Adequação das estratégias de acordo com as demandas de clientes

A longo prazo, o Business Intelligence facilita o direcionamento das estratégias do empreendimento de acordo com as demandas dos clientes e parceiros comerciais. Avaliando de forma precisa como cada pessoa lida com os serviços do negócio, o gestor pode otimizar os seus serviços.

Isso influenciará diretamente a competitividade do negócio. Uma vez que a empresa pode atender com precisão às necessidades de seus consumidores, ela consegue manter-se à frente de seus concorrentes com um portfólio de serviços de alta qualidade.

Gestão de processos internos mais precisa

O Business Intelligence também pode ser utilizado no ambiente interno do negócio. Uma vez que a empresa opte por coletar informações internas para melhoria da sua cadeia operacional, políticas de alto impacto podem ser definidas.

Com o auxílio do BI, analistas identificarão gargalos operacionais e pontos que necessitam de melhoria. Como consequência, as rotinas internas serão otimizadas de forma precisa e com um grande foco nos resultados de médio e longo prazo.

Principais requisitos para o sucesso de um projeto de BI

As técnicas de Business Intelligence podem ser implementadas de várias formas no ambiente corporativo. Veja algumas das principais estratégias de BI abaixo:

  • trabalhar a cultura organizacional da empresa: ao implantar um sistema de BI, será necessário o fomento de uma nova rotina relacionada à coleta e análise de dados, como o preenchimento de planilhas, lançamento de dados e outros. Em muitos casos, será preciso trabalhar a cultura organizacional da empresa, por meio de treinamentos, motivação dos funcionários e demais itens, principalmente se esse tipo de registro ainda não era realizado;
  • identificar as informações necessárias: é preciso identificar que tipo de informação precisa estar disponível, em que prazo e em que formato, como relatórios, planilhas e gráficos, para que a equipe de TI adeque a solução de BI às necessidades da empresa;
  • disponibilização e integração dos dados: a equipe precisa identificar em quais sistemas a informação está disponível de forma que se obtenha acesso aos dados necessários. Integração é palavra-chave para o sucesso de um projeto de Business Intelligence;
  • escolha do software correto: a equipe responsável por projetar o sistema de Business Intelligence da empresa precisa levar em consideração as variáveis como cultura organizacional, informações que precisam ser geradas e sistemas já utilizados pela empresa para fazer a escolha correta do software que atenderá às necessidades.

Hoje, o Business Intelligence pode ser visto como um investimento estratégico. Ele prepara profissionais e empreendimentos para enfrentar com tranquilidade os desafios do mercado, atendendo a demandas comerciais com agilidade e segurança. Consequentemente, a companhia pode manter-se competitiva independente do momento em que o mercado se encontra.

E então, já está decidido a implantar estratégias de BI em sua empresa? Qual a sua expectativa em relação a um sistema desse tipo? Deixe o seu comentário!

Exemplos de BI

Para marketing digital vale a pena conhecer o BI da Agencia de Crescimento: 4 CARACTERÍSTICAS IMPRESCINDÍVEIS QUE QUALQUER DASHBOARD DE MARKETING DIGITAL EFICAZ DEVE TER

Da Artsoft nos podemos usar como o exemplo o nosso Cloud BI, veja e conheça:

E então, já está decidido a implantar estratégias de BI em sua empresa? Qual a sua expectativa em relação a um sistema desse tipo? Deixe o seu comentário.

 

 

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