Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

ERP para pequenas empresas: por que implantar?

Toda pequena empresa que deseja crescer e operar em um mercado cada dia mais globalizado — em que é preciso lidar com outros grandes empreendimentos — precisa investir em tecnologia. O ERP para pequenas empresas é um exemplo de investimento. Atualmente estes sistemas são indicados para qualquer tipo de negócio que busque lucro e otimização de processos.
A competitividade atual não permite mais que os negócios operem com base em um emaranhado de planilhas e aplicações que não compartilham informações entre si. Não há espaço para processos manuais e tomadas de decisões baseadas em informações imprecisas ou incorretas.
Se você tem uma pequena empresa e planeja crescer, esse é o investimento indicado. Para lhe ajudar a entender melhor as vantagens desse investimento, nós listamos uma série de áreas que um ERP pode auxiliar em seu negócio. Acompanhe!

Modernização e performance

Um dos principais motivos para as pequenas empresas adotarem um sistema ERP é manter sua vantagem competitiva. Para tanto, é necessário modernizar, deixar de lado os processos manuais que aumentam os riscos de erro, e adotar uma cultura baseada na performance. Não possuir uma solução de gestão empresarial integrada limita a interoperabilidade das pequenas empresas.
Em essência, para manter-se competitivo no mercado é preciso superar o modelo de medir a performance de sua empresa apenas com base no preço, qualidade e entrega dentro do prazo. É preciso saber de onde vem exatamente o lucro, projetar-se na economia global e enxergar onde e como crescer. E para atingir estes objetivos o ERP para pequenas empresas é o caminho.

Facilidade de uso e muitas funcionalidades

É importante ressaltar que as soluções ERP também se modernizaram. Os sistemas contam com recursos e funções utilizadas por qualquer negócio, como o controle financeiro e de qualidade, entre outros. As interfaces dos sistemas estão cada vez mais fáceis de utilizar e mais intuitivas, além de possibilitarem customizações para demandas específicas de cada companhia.
Estas soluções estão projetadas para operarem na nuvem, acessíveis de qualquer lugar ou dispositivo conectado com a internet. São oferecidas no modelo SaaS, em que sua utilização é paga pelo uso de um serviço, geralmente por meio de uma assinatura mensal que inclui operações básicas de tecnologia como backup, segurança da informação e upgrades.

Retorno do investimento

Pequenas empresas crescem a partir da demanda dos clientes e precisam estar preparadas para atendê-los sem atrasos, para conseguir bons negócios. Adiar a implantação de um sistema ERP em seu negócio pode ser insustentável diante do aumento da demanda. No pior cenário, pode comprometer a eficácia de suas operações e fazer com que perca dinheiro a médio e longo prazo.
Mesmo que o fluxo de caixa de sua empresa esteja apertado, é preciso considerar a implantação de um sistema ERP devido ao retorno do investimento que a solução trará. Os gastos com o sistema se justificam a partir de uma estratégia de crescimento cujo objetivo é trabalhar de um jeito mais produtivo e eficaz, possibilitando uma atuação mais assertiva no mercado.
O importante é ter em mente que a solução ERP trará retorno tanto com relação ao tempo dos processos como nos custos gerais do negócio, aumentando assim o lucro de seu empreendimento.

Gestão Unificada da empresa

A grande proposta do sistema ERP é a gestão unificada da empresa. Trabalhando com um único banco de dados e integrando todas as áreas do negócio, o sistema de gestão ERP oferece as informações de toda a empresa em tempo real. Ou seja, você poderá controlar toda a sua empresa e tomar decisões durante todo o período produtivo baseado apenas nos dados que o software oferece.

Redução de erros e de custos

A automação tem sido pauta de várias discussões dentro das empresas e cada vez é mais comum que ela adentre o ambiente corporativo graças às vantagens que proporciona. Os principais ganhos das empresas que investem na automação são a redução de custos e de erros.
Quando não temos uma automação, todo o processo fica dependente da perícia de quem o faz. Isso significa que qualquer perda de atenção ou excesso de cansaço do profissional responsável leva a companhia a cometer um erro na produção. Quando um erro acontece, é preciso corrigi-lo e isso implica em investir, novamente, tempo e dinheiro no retrabalho.

Segurança da informação

Como os modelos de ERP são comercializados pelos contratos de SaaS, salvo exceções, podemos dizer que uma das vantagens desse software é a segurança da informação.
Além de contar com um banco de dados unificado e correr menos riscos da informação ser fragmentada ou corrompida, ao contratar um software de gestão ERP no modelo de SaaS você conta com toda uma estrutura de proteção. A obrigação de garantir a segurança da informação, neste modelo de contrato, é repassada ao fornecedor.

Otimização de processos

Além de propiciar a redução de erros, o ERP ajuda a ter uma visão mais global da empresa e de seus processos. Isso significa que você poderá localizar gargalos de produção e atuar sobre eles de maneira mais eficiente.
Qual é o resultado disso? A otimização dos processos! Quanto mais metódica, objetiva e pontual for a análise que você faz dos processos de sua empresa e quanto mais assertivos forem os planos de ação para mudar a situação, mais otimizados eles serão e isso gerará economia e lucro.

Auxílio na captação e fidelização de clientes

O ERP é um sistema estratégico. Ele permite acompanhar tudo o que acontece dentro da empresa, bem como ter acesso às informações dos clientes. Assim, a gestão de clientes pode ser feita à medida que as informações da clientela são relacionadas com a produção. Isso permite criar personalização nos produtos e no atendimento.
Imagine, por exemplo, que um cliente comprou seu produto há dois meses e ele precisará fazer uma nova compra dentro de alguns dias. Munido dessa informação e dos dados sobre a produção e o estoque, você poderá enviar um e-mail ou entrar em contato por telefone para avisar ao cliente que, caso ele queira, o produto está disponível.
Essa personalização e exclusividade gera um “buzz” positivo para o negócio e pode elevar o número de indicações boca a boca que a empresa recebe. Dessa forma o ERP não só ajuda na fidelização de clientes, mas também na atração de novos públicos.

Aumento da competitividade no mercado

Como o sistema de gestão ERP para pequenas empresas ajuda a reduzir os custos da produção, ele gera uma vantagem competitiva.
O dinheiro economizado na produção pode ser reinvestido para melhorar o produto ou repassado para o cliente ao tornar a mercadoria mais barata e atrativa. Outra forma de remanejar esse recurso que sobra é aplicá-lo em ações de marketing para tentar conquistar um mercado ainda maior.
De maneira geral, o software de gestão ERP é uma ferramenta necessária para as empresas e investir nele está deixando de ser uma opção e se tornando uma obrigação para quem quer se manter firme no mercado e em constante crescimento.
Buscar um ERP para pequenas empresas e começar, desde cedo, o crescimento de um negócio já com o suporte tecnológico tem sido a melhor opção para os empresários que querem alcançar seus objetivos.
Se você é um desses empresários que quer crescer da maneira correta, não perca tempo. Entre em contato conosco e veja como você pode começar a utilizar o software de gestão ERP em seu negócio!

ERP, implantação, PME, sistema ERP, software ERP

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: