Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Entenda os desafios para o varejo com o advento da mobilidade

O mercado está cada vez mais tecnológico. Uma prova disso é o crescimento do e-commerce nos últimos tempos e a projeção de expansão desse tipo de negócio para os próximos anos. Nesse contexto, empresas de varejo que desejam continuar competitivas devem se adaptar e criar estratégias para incluir outros canais de atendimento aos seus clientes. Por isso falaremos, neste artigo, sobre a experiência multicanal, como ela é um fator importante na conquista de novos consumidores e de que forma a mobilidade pode ser uma aliada nesse processo de transição. Leia agora mesmo:

 

O que é multicanal

O relacionamento multicanal entre empresas e clientes já existe há algum tempo. Isso quer dizer que os consumidores usam diversos canais — como as lojas físicas, os catálogos e, mais recentemente, a internet — durante o processo de compra. Sendo assim, muitas companhias precisam modificar sua estratégia de atuação para atender às demandas, principalmente as que dizem respeito à venda pela web. Nesses casos, a experiência que os clientes têm, normalmente, são diferentes das experiências de compra em lojas físicas.

Multicanal versus omni-channel

De uma maneira bem simples, podemos dizer que o omni-channel é uma evolução do multicanal. No conceito de omni-channel, as empresas disponibilizam vários canais de relacionamento com o cliente — porém, essa companhia só será omni-channel a partir do momento em que o consumidor percebe uma conexão entre todos eles. Em outras palavras, a empresa deve estar presente em todos os canais de contato e as experiências dos consumidores em cada um deles não devem ser tão diferentes umas das outras.

A importância da mobilidade

Quando uma empresa decide marcar presença na internet, ela precisa se preocupar com o acesso à sua loja virtual por meio de smartphones e tablets. Isso porque todas as informações sobre a companhia e seus produtos ou serviços podem ser vistas mais rapidamente com a ajuda desses gadgets. Além disso, há a vantagem da reserva de itens: se um produto estiver esgotado na loja física, por exemplo, os clientes esperam poder reservá-lo por meio da loja virtual.

A popularização desses dispositivos e da internet móvel faz com que muitos consumidores tenham confiança para realizar suas transações dessa maneira. Contudo, para que as informações estejam integradas entre os canais — a disponibilidade de itens, por exemplo — é necessário que as empresas invistam em soluções tecnológicas — como um ERP, que reúne todas as áreas de um negócio e mantém o fluxo de dados atualizado.

Com essa evolução das relações de consumo, a integração e adequação da experiência mobile deve ser um assunto colocado em pauta e levado à prática. Não importa se a companhia optou por ser multicanal ou omni-channel, ela precisa estar ciente de que os processos móveis devem ser levados em consideração para a expansão do negócio.

Conte para nós: como a sua empresa se relaciona com seus clientes? Ela é multicanal ou omni-channel? E como a mobilidade se destaca nesse processo? Deixe um comentário! Aproveite para ler esta postagem sobre os benefícios de ser uma empresa sustentável.

Read More

Etiquetas: , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: