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Entenda os benefícios do Business Intelligence para pequenas empresas

O Business Intelligence é cada vez mais falado não só em empresas de grande porte, mas em todos os negócios que desejam aumentar sua presença no mercado. Não é por menos. A capacidade de transformar números em relatórios em tempo real faz com que os diretores e colaboradores só precisem se preocupar em tomar as decisões corretas e produzir ainda mais.

Mas se o termo ainda não é muito familiar para você, não tem problema. Vamos mostrar para você o que o BI, como também é chamado, pode fazer pela sua pequena empresa. Confira!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) consiste em um conjunto de práticas que englobam infraestrutura, aplicações operacionais e ferramentas capazes de transformar sua base gigante de dados e estatísticas em informações relevantes para a análise do mercado e para o desenvolvimento estratégico do seu negócio.

Era comum a utilização das ferramentas fornecidas pelo Business Intelligence apenas em grandes empresas e megacorporações. Mas a crescente competitividade entre as PMEs faz com que os empresários tenham que buscar as melhores soluções para impulsionar o sucesso do empreendimento.

A facilidade de uso aliada às possibilidades de análise rápida e precisa do BI fazem com que esse leque de ferramentas seja um elemento quase obrigatório para qualquer negócio que pense grande. E se essa é a sua ideia. Você ainda não está convencido de que o Business Intelligence pode ser crucial para alavancar o seu empreendimento? Então veja a seguir os principais benefícios do BI:

Facilita a boa gestão

A primeira coisa que um bom planejamento de Business Intelligence propicia é a melhora de cada etapa da gestão. Desde os recursos humanos até os financeiros, é possível verificar dados precisos para solucionar problemas e identificar grandes acertos.

E a boa notícia é que o sistema de ferramentas e análise dos dados costuma ser bastante didático, de fácil leitura. Os recursos visuais e os números postos de forma organizada apresentam os resultados de forma clara e instantânea.

Por falar nisso, a instantaneidade é um dos principais diferenciais propostos pelo BI. Esqueça coisas como ter que esperar um mês para fazer uma análise de dados ou aguardar até o final da semana para quantificar o seu estoque. Você pode ter todas essas informações na sua mão quando quiser. Aliás, não só você, mas toda a sua equipe.

Simplifica a tomada de decisões estratégicas

Também fica consideravelmente mais simples tomar decisões estratégicas para o seu negócio. Planos equivocados podem ser corrigidos e novas estratégias elaboradas. Até porque você não precisa se preocupar em analisar todos os números da tela, mas apenas os necessários para que você delibere sobre decisões importantes no momento.

Dessa forma, você elimina alguns riscos simples de evitar, mas que rotineiramente implodem algumas PMEs, como não verificação da situação financeira, carências na produtividade, tomar decisões apenas baseadas em “achismos” etc.

Otimiza o controle do estoque

O controle de estoque jamais deve ser colocado em segundo plano, pois é uma das principais razões para perda de dinheiro em companhias que comercializam em larga escala. O Business Intelligence possui excelentes funcionalidades para melhorar o armazenamento e contagem dos seus produtos.

A partir do BI, você consegue detectar com precisão a gestão do seu estoque. É possível analisar se a quantidade de mercadorias armazenadas é excessiva ou escassa, quais os produtos que acabam mais rapidamente e até o custo de armazenamento dos itens. Com esse relatório em mãos, você pode cortar gastos desnecessários na gestão do estoque rapidamente.

Sem contar que o Business Intelligence permite que você destine os colaboradores responsáveis por essa tarefa burocrática para áreas realmente produtivas, como o atendimento ao cliente, por exemplo.

Melhora o serviço ao cliente

A maneira mais eficiente de saber se cada um dos seus clientes está satisfeita com o serviço prestado pelos seus colaboradores é perguntar a eles. Infelizmente, empresas que atingem muitas pessoas não conseguem montar uma infraestrutura para personalizar o questionamento e garantir respostas mais precisas dos consumidores.

O Business Intelligence pode te ajudar nisso! É possível criar plataformas on-line para que os clientes postem suas opiniões de acordo com uma tabela preestabelecida. Essas respostas são captadas para a sua base de dados e transformadas em estatísticas palatáveis a qualquer um dos seus funcionários. Além disso, você pode identificar com exatidão quais clientes estão menos satisfeitos e focar em corrigir esse problema.

Precisa o planejamento estratégico

A melhor maneira de se planejar para os próximos anos é identificar tendências do mercado. E esse costuma ser um passo muito difícil para pequenas e médias empresas. Muitas delas se acomodam e estacionam no mercado antes de dar esse passo essencial para o crescimento do negócio.

E se há uma maneira precisa de entender essas tendências e analisar as carências ainda não supridas dos clientes é por meio do levantamento das informações. Mais ainda, da análise exata e didática das informações levantadas. Mais uma vez entra o Business Intelligence. Fica muito mais tranquilo desenhar um planejamento estratégico que coloque a sua empresa em um patamar acima daqui a 2 ou 5 anos, por exemplo.

Vale a pena implementar o Business Intelligence no seu negócio?

Essa resposta depende de uma série de perguntas. Você já deve ter uma ideia se o seu negócio precisa ou não dessas ferramentas a partir dos benefícios comentados aqui em cima.

Ora, caso a sua empresa esteja indo bem nos tópicos citados, não há porque investir em BI nesse momento. A não ser que você queria impulsionar ainda mais a produtividade do seu empreendimento. Mas vamos te dar algumas dicas, caso você esteja na dúvida, para decidir se precisa ou não aplicar o Business Intelligence.

  • Primeiro, o Business Intelligence deve ser utilizado por empresas que possuem um número muito grande de dados e que, devido a isso, tenha dificuldade em fazer análises dos números;
  • Segundo, identifique a área com mais problemas no seu negócio. Pode ser a força de vendas, o serviço de atendimento ou até o controle de estoque. Quer dizer, você consegue apontar qual a raiz dos problemas? Caso a resposta seja não, é possível desenhar junto ao desenvolvedor um programa capaz de decodificar esse problema por meio de estatísticas e lhe ajudar a corrigir.

O Business Intelligence não deve ser visto como um gasto a mais na gestão do seu negócio, mas como um investimento pensado para que a sua empresa consiga crescer ainda mais no mercado competitivo.

Enfim, não se precipite. Observe o seu negócio e o planejamento estratégico do seu empreendimento antes tomar a decisão. Se você quer crescer ainda mais, o Business Intelligence é uma ferramenta e tanto.

E então, gostou do texto? Ficou com alguma dúvida sobre o Business Intelligence? Deixe o seu comentário!

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