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Entenda o que é o ciclo de vida do produto e como otimizar seu processo!

O ciclo de vida do produto possui uma história que começa desde o lançamento até o seu declínio — salvo alguns objetos raros que perduram para sempre no mercado, a exemplo do martelo e outros utensílios.

A máquina fotográfica analógica é um exemplo clássico de vida e morte desse ciclo. Durante muito tempo o usuário precisou comprar um rolo de filme para fotografar. Limitado pela quantidade de cliques, o filme acabava e era encaminhado para o processo de revelação das fotografias. Logo, vieram as câmeras digitais e esses produtos ficaram obsoletos.

Fato semelhante aconteceu com a vitrola e o disco de vinil, que foram substituídos pelos aparelhos de CDs, que em seguida foram trocados por entradas USB e músicas em formato mp3. Sabe o que pode acontecer quando um produto é considerado muito bom e aos poucos é abandonado pela demanda até a oferta desaparecer por completo?

Ele se torna peça rara, um produto que remete ao vintage, à moda retrô. Quando o empreendedor identifica essa nova oportunidade de negócio, o produto renasce das cinzas, mas com nova estratégia e com um público mais restrito. É o caso do disco de vinil e mais recentemente a fita K-7, que também voltou a ser produzido em pequena escala.

O que é ciclo de vida do produto?

O conceito de ciclo de vida parte do princípio de que grande parte dos produtos que colocamos à disposição do consumidor passa por estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Cada estágio apresenta desafios específicos de gestão e marketing e esses desafios necessitam de estratégias assertivas para assegurar a longevidade do produto no mercado pelo maior tempo possível. A ideia é maximizar os lucros e evitar prejuízos. Ainda que a extinção seja inevitável, é preciso saber como retirar o produto do mercado sem sofrer consequências.

A existência do ciclo de vida do produto se deve a diversos fatores: mudança no comportamento ou necessidade do consumidor, lançamento de outro objeto melhor ou mais prático, marketing mal trabalhado ou ineficaz, valor do não percebido ou funcionalidades obsoletas, entre vários outros motivos.

Quais os estágios do ciclo de vida do produto?

Introdução

Essa fase acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a crescer. A produção ainda é pequena e requer investimentos em tecnologia, marketing, publicidade, embalagem e distribuição. Neste período há pouca ou nenhuma concorrência.

Dicas para o estágio de introdução

Para executar a introdução de um produto você deverá levar em consideração diversas questões, como: estudar as necessidades do consumidor, decidir a melhor maneira de produzir, atrair clientes, adotar a melhor estratégia para escalar as vendas, educar o mercado, escolher os canais de distribuição, trabalhar marketing e publicidade.

O preço geralmente é alto para recuperar os custos de produção. No entanto, você poderá adotar como estratégia um preço mais acessível, se o seu objetivo for construir uma demanda de forma rápida. Tudo dependerá do seu objetivo.

Crescimento

Aqui uma parcela do consumidor já tomou conhecimento do produto e enxergou nele algum valor. As vendas começam a aumentar e os lucros favorecem a produção em escala. Consequentemente, começam a surgir os primeiros concorrentes.

Dicas para o estágio de crescimento

O período de crescimento é favorável para aumentar o valor do produto e a preferência pela marca, aumentar o número de canais para atender a demanda crescente e investir em diferenciação para não perder a fatia de mercado, que já batalhou para conquistar na fase da introdução.

Maturidade

A etapa da maturidade é caracterizada pelo ápice das vendas e ao mesmo tempo a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro, pois os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços.

Dicas para o estágio de maturidade

Sem sombra de dúvidas, o maior desafio desse estágio é a concorrência. O que você deve fazer para se destacar no meio de muitos é oferecer um atendimento de excelência. Isso envolve cada detalhe: ter uma equipe preparada para ser uma espécie de amigo do consumidor, servir e encantar as pessoas, oferecer valor além do preço, criar um diferencial próprio.

Declínio

As vendas começam a cair e entram no estágio de declínio. O produto se torna obsoleto e pode ser rapidamente substituído pelo concorrente mais criativo. O início dessa fase marca o momento em que a empresa deve se organizar no sentido de avaliar como e quando retirar o produto do mercado sem sofrer perdas.

Dicas para o estágio de declínio

É preciso avaliar por quais motivos o produto entrou em declínio. Uma razão banal pode significar que é possível reverter à situação por meio de uma boa estratégia de marketing. Caso o motivo seja o lançamento de mercadorias mais modernas similares à sua, é necessário avaliar se existe a possibilidade de trabalhar alguma vantagem sobre o concorrente ou aceitar a morte natural do seu produto.

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing, nem todos os produtos seguem a trajetória completa do ciclo de vida. Isso acontece, porque alguns definham antes mesmo de chegar à maturidade, em consequência de falhas na gestão. Por outro lado, outros podem passar rapidamente do estágio da introdução para a maturidade, se a estratégia de marketing for bem trabalhada e conseguir uma boa aceitação no mercado.

Fazer com que o ciclo de vida do produto atravesse a fase da maturidade dentro de um crescimento lento e duradouro pode ser uma boa oportunidade para potencializar as vendas. Para isso, é preciso investir em uma gestão inovadora, capaz de identificar as necessidades de cada estágio, focar nas ações de um marketing forte,estruturado e automatizado.

Gostou de aprender sobre o ciclo de vida do produto? Para saber mais como ter um bom sistema de tomada de decisão, leia também: Sistema de gestão e tomada de decisão: como um ajuda o outro? Você aprenderá a importância de saber conciliar a tomada de decisões, os objetivos que se pretende alcançar e as estratégias que serão adotadas!

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