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Endomarketing: saiba como conquistar seu público interno

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O endomarketing é um tipo de marketing que tem como principal objetivo informar e motivar os funcionários e colaboradores de um negócio. O conceito, que faz referência ao interno (endo significa para dentro), reúne boas práticas e ações voltadas para o interior de uma empresa, criando assim uma imagem positiva do negócio para quem está inserido no dia a dia da organização.

Conquistar o público interno tem como repercussão um ambiente mais integrado, profissionais motivados e melhores resultados. Veja como aplicar essa estratégia na sua empresa:

Comunique-se! 

Murais, jornal e rádio internos, intranet e reuniões são algumas ferramentas de contato que fortalecem o relacionamento com os colaboradores. Mas cuidado: a comunicação não pode ser apenas informação. Por meio do endomarketing, a empresa deve dialogar com o público interno, sabendo ouvir e entender as necessidades do grupo. Também é preciso deixar espaço para a curiosidade e o bom humor, pois são elementos chaves para o desenvolvimento da criatividade.

Crie eventos que promovam a união

De tempos em tempos, é bom recarregar as energias e lembrar que estamos todos no mesmo barco. Palestras podem ser interessantes aqui, pois motivam e despertam o sentimento de união. Além de contratar um palestrante profissional, a empresa também pode verificar se algum dos funcionários tem algo a dizer, ou até mesmo incentivar que profissionais de determinada área conversem com os outros departamentos da empresa. Falar em público gera auto confiança para quem apresenta e ainda instiga os outros a tentar.

Seja generoso com sua equipe

Analise a possibilidade de conceder horários flexíveis ou qualquer outro benefício que vá além do vale transporte, vale refeição e plano de saúde. Pequenas vantagens são percebidas como um valor subjetivo muito superior, já que não são um padrão na maioria das empresas.

Pesquise e analise o nível de satisfação

Uma pesquisa a cada semestre ou anualmente pode demonstrar algo que escapa ao senso comum. A satisfação do público interno está diretamente ligada ao resultado da empresa, por isso é importante entender o que funciona e o que deve ser mudado ou melhorado. Às vezes uma simples falha na comunicação pode comprometer o clima organizacional como um todo.

Incentive o trabalho em equipe

O ser humano gosta de ajudar o próximo e fazer parte de algo maior; isso está no nosso DNA. No entanto, as pessoas acabam se costumando ao individualismo e se preocupando apenas com a própria performance. O que a maioria esquece é que o trabalho em equipe é muito mais prazeroso e muitas vezes mais produtivo. Mostre para o público interno como a integração entre colegas e departamentos pode ajudá-los.

Promova desafios de curto e longo prazo

Os desafios estimulam o nosso lado competitivo e trazem excelentes resultados. Cada funcionário possui uma habilidade mais desenvolvida do que outras. Estimule os pontos fortes e trabalhe os pontos fracos do público interno com desafios pessoais que possam ser medidos. É importante deixar claro aqui que as metas de longo prazo precisam do apoio de todos, independente do nível hierárquico ou tempo de empresa. 

Com o endomarketing é possível conquistar o seu público interno, fazendo deste o seu maior apoiador! Com funcionários satisfeitos, os valores da sua empresa também ganham mais espaço no mercado e na vida das pessoas.

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