Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

DRE: entenda o que é, e aprenda como fazer.

Quem tem uma empresa ou deseja abrir um negócio, não consegue escapar do DRE. Além de ser obrigatório, esse relatório financeiro auxilia os gestores a tomar decisões mais assertivas.

Contudo, elaborar o DRE pode ser um desafio muito grande, pois são muitos passos a serem seguidos. Qualquer erro durante o relatório pode fazer os dados não baterem no final.

Foi pensando na importância deste relatório para o sucesso de uma organização que listamos tudo o que você precisa saber a respeito do DRE. Confira!

O que significa DRE?

A sigla significa Demonstrativo do Resultado do Exercício ou Demonstração de Resultado do Exercício. Com exceção das empresas do MEI, todas as outras são obrigadas a incluir a elaboração do DRE em sua contabilidade regular.

As operações de uma empresa em determinado período e com o resultado apurado são utilizadas para construir uma DRE, que é um relatório contábil. Esse resultado pode ser tanto o lucro quanto o prejuízo de um negócio.

Ele é obtido após o detalhamento dos valores das receitas, custos, despesas, lucros e impostos.

Para que serve o DRE?

É uma ferramenta contábil utilizada para analisar o desempenho financeiro da empresa, ou seja, demonstra qual é o lucro (ou prejuízo) do negócio dentro de um determinado período caso consiga realizar o que está planejado.

A partir da relação fornecida pelo DRE sobre o que se vende e o que se gasta, é possível refletir sobre os custos e despesas organizacionais e reavaliar possíveis mudanças. É também um dado importante para quem busca financiamento bancário ou atrair investidores.

Como fazer o DRE?

O passo a passo que separamos mostra uma estrutura de DRE simples. A elaboração do DRE não possui um modelo único, variando, assim, conforme o porte e a atividade da empresa.

De forma geral, o relatório é dividido em duas colunas, sendo a primeira para indicar os itens listados e a segunda para inserir valores e efetuar os cálculos. Os dados básicos de um relatório são:

  • Receita Bruta de Vendas — valor faturado pela empresa no período;
  • (-) Deduções das Vendas — impostos que incidiram nas vendas ou nos serviços prestados, como ICMS e PIS/Cofins;
  • (=) Receita Líquida de Vendas — subtraia as Deduções de Vendas da Receita Bruta de Vendas. Esse é o valor da receita após descontar os impostos;
  • (-) Custo do Produto Vendido — ou custo do serviço prestado;
  • (=) Resultado Bruto — subtraia o CVP da Receita Líquida de Vendas;
  • (-) Despesas Gerais — devem ser listadas de forma detalhada: as despesas operacionais, despesas administrativas e outras despesas (salário, previdência sociais, aluguel etc);
  • (+) Outras Receitas — de forma detalhada, liste as demais receitas que não foram incluídas ainda. Ex.: receitas em equivalência patrimonial;
  • (-) Despesas Financeiras — gastos com IOF, juros pagos e outros;
  • (+) Receitas Financeiras — os juros recebidos, os ganhos com variações monetárias e demais receitas deverão ser listadas detalhadamente;
  • (=) Resultado Antes do IR/CSLL — subtrair do Resultado Bruto as despesas e somar as receitas;
  • (-) IR/CLSS — relatar a incidência do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • (=) Resultado Líquido do Exercício — após subtrair os tributos indicados, obtém-se o lucro a ser distribuído ou prejuízo a ser abatido entre os sócios e acionistas nos próximos exercícios.

Entendeu como se faz um DRE? Para conhecer mais a respeito das ferramentas que auxiliam a tomada de decisão e ajudam no crescimento da organização, entre em contato com a gente agora mesmo!

 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: