Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Dicas práticas para otimizar a gestão do seu e-commerce

Otimizar a gestão do e-commerce é o primeiro passo para quem quer aumentar a receita e expandir um empreendimento. Mas graças à informalidade dos negócios digitais, às vezes é complicado entender o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido da forma que está.

Para lhe ajudar nessa situação, nós listamos 5 dicas para otimizar a gestão do seu e-commerce. Acompanhe o texto e coloque tudo em prática hoje mesmo!

1. Defina metas usando KPIs

Para gerir um negócio, você precisa ter em mãos dados concretos que indiquem o real desempenho de cada ação de divulgação e de cada produto disponível. Por isso a definição de indicadores-chave de desempenho (KPI) é fundamental. É por meio desses KPIs que podemos montar metas e “forçar” uma melhoria no desempenho da loja.

Alguns KPIs que você deve acompanhar são:

  • taxa de conversão;

  • valor do ticket médio;

  • taxa de abandono no checkout;

  • visitantes frequentes;

  • compras concluídas;

  • desempenho de cada produto;

  • desempenho de cada categoria de produtos.

2. Tenha um SAC eficiente

Grande parte da gestão do e-commerce consiste em atender clientes, concorda? Isso significa que um SAC robusto é capaz de fornecer uma dezena de métricas, além de assegurar a efetividade e a qualidade de sua loja.

Então se seu SAC está dando problemas, não está fornecendo métricas suficientes ou está sendo pouco eficiente e muitas reclamações têm parado no Reclame Aqui, é hora de investir um pouco mais nessa área.

3. Prepare-se para sazonalidades

É comum que qualquer comércio tenha períodos de alta (normalmente perto do Natal) e de baixa (comumente associado ao período de férias escolares). Isso significa que é possível prever a quantidade de trabalho que você e seus funcionários terão no decorrer do ano.

Dessa forma, um planejamento bem estruturado ajuda seu e-commerce a atender todas as demandas em períodos de pico e, ainda assim, assegurar as devidas férias e descansos para seus colaboradores.

4. Invista no layout da loja

Aspectos visuais influenciam muito no desempenho de um e-commerce. O site precisa ser intuitivo, evitando que os clientes precisem de ajuda do suporte para questões simples como fechar uma compra, achar informações sobre os produtos ou mudar a forma de pagamento.

Assim, contratar um web designer especializado em experiência do usuário (UX) é uma ótima opção. Esse profissional reformulará o layout de sua loja e a fará mais bonita e intuitiva para os clientes.

5. Implemente um sistema ERP

Além dos fatores que tratamos, a coisa mais básica e necessária para otimizar a gestão do e-commerce é a automação e a centralização das informações. Quanto mais processos forem feitos automaticamente e mais fácil for a coleta de dados, melhor e mais confiável será a gestão.

É possível fazer isso por meio de um software de gestão ERP. Esse tipo de solução integra vários setores de sua loja, fazendo, por exemplo, com que os pedidos sejam feitos à medida que o estoque reduz. Além disso, você tem todas as informações na tela do seu computador em uma única página, evitando o trabalho de ter que ir no estoque, depois encontrar os fornecedores para, então, fazer o pedido.

De um modo geral, as práticas que favorecem a gestão são essas. Assim que você começar a implementá-las, perceberá a diferença tanto na forma de trabalhar quanto na receita gerada pelo seu negócio. Mas lembre-se: otimizar a gestão do e-commerce é um passo fundamental para que você consiga crescer ainda mais.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre a necessidade do software de gestão ERP, temos um artigo que vai lhe ajudar. Leia nosso texto sobre porque fazer a integração de e-commerce com software de gestão e tome sua decisão!

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: