Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Dicas para identificar e fortalecer seus melhores fornecedores

Contar com bons fornecedores é indispensável para os negócios, sejam eles parte da indústria ou do comércio. Isso porque eles suprem diversificados processos da cadeia produtiva e a falta ou falha de algum deles pode desencadear problemas graves nos fluxos de serviço da empresa.

Nesse sentido, é preciso não apenas ter critérios rígidos para a escolha deles, mas também criar mecanismos de relacionamento para fortalecer os laços, aumentando assim a confiabilidade mútua entre as empresas contratantes e contratadas. Contudo, hoje, o controle dos fornecedores nas organizações, muitas vezes, é feito baseado apenas em preço e prazo de pagamento o que é um grande equívoco, pois são questões consideráveis somente para o fluxo de caixa.

Pensando nesta problemática, selecionamos cinco variáveis que indicarão como identificar quem são os parceiros mais valiosos para o seu negócio, bem como aqueles que precisam ser substituídos. Confira:

Os prazos de entrega são cumpridos?

Não apenas os prazos para pagamento pelo produto ou serviço contratado é importante. Para que a cadeia produtiva e logística funcione adequadamente, garantindo a satisfação de seus consumidores, é indispensável que você avalie se os prazos de entrega são não apenas satisfatórios, mas também se são cumpridos. Afinal, o atraso de um insumo ou na entrega de um produto pode gerar uma má imagem sobre o seu negócio.

Os requisitos de qualidade são atendidos constantemente?

O seu primeiro pedido foi impecável, mas nos outros os requisitos de qualidade apresentaram falhas? Talvez este seja um parceiro que precisa ser substituído ou, pelo menos, que se tenha uma conversa mais incisiva com o fornecedor.

Uma forma de evitar problemas como este é criar um manual com as especificações mínimas necessárias para cada tipo de produto ou serviço adquirido. Dessa forma, você já reduz as possibilidades de erro na triagem dos fornecedores de sua empresa.

Qual o índice de reclamações e devoluções dos clientes?

Seus clientes manifestam insatisfação, reclamam e até mesmo devolvem os produtos frequentemente? Dentre os motivos identificados, algum deles tem relação direta com seu fornecedor? Se a análise for positiva e uma resolução favorável não surgir, talvez seja o momento de buscar por um novo fornecedor.

 

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: