Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

CRM: Como escolher um sistema de gestão de clientes para sua empresa?

Muitas empresas vêm apostando em uma nova forma de fidelizar clientes. Elas contam com a ajuda de um sistema de gestão que possibilita o conhecimento dos hábitos, necessidades e preferências do consumidor. O Customer Relationships Management — ou simplesmente CRM — é um software especializado cujo foco é o cliente. Veja, neste post, o que sua empresa precisa saber sobre o sistema de gestão de clientes e como implementá-lo em seu negócio. Vamos lá?

Os benefícios de um sistema de gestão de clientes

O CRM é muito mais que uma solução tecnológica que permite conhecer as informações sobre os clientes. Sua atuação se estende a três principais áreas da empresa: gestão de marketing, gestão de serviços e clientes e gestão comercial. Todos esses setores auxiliam na formação de um banco de dados sobre o público, fornecendo subsídios para processos de tomada de decisão.

Entre alguns benefícios do CRM, podemos citar:

  • Visão clara e atualizada das informações dos clientes;
  • Diminuição do custo de aquisição de clientes;
  • Aumento do retorno sobre o investimento das campanhas de marketing e vendas;
  • Monitoramento das vendas e da produtividade dos vendedores;
  • Controle sobre o que o cliente comprou;
  • Desenvolvimento de soluções rentáveis para obter a fidelização dos clientes a prospecção de novos.

Como avaliar a necessidade de um sistema de gestão

O uso do CRM está em grande parte aliado às necessidades da empresa e ao que os clientes precisam. Antes de tomar qualquer decisão é necessário conhecer o ponto de vista e o perfil de cada cliente em relação à empresa.

Uma dica importante para saber o que os clientes estão buscando é manter um contato direto com a equipe de vendas, que poderá fornecer informações importantes, acelerar os processos de levantamento dos dados dos clientes e alavancar o faturamento.

Antes de implantar o CRM é imprescindível reunir o maior número de informações, ou seja, é preciso conhecer e entender a própria empresa e qual a relação dela com os clientes. As informações levantadas é que definirão o funcionamento do CRM. Quatro tipos básicos de relação empresa versus cliente podem ser levantados e posteriormente analisados para saber qual deles se enquadra nas necessidades do negócio: preço, produto, necessidade do cliente ou no quanto o cliente está disposto a pagar.

Quem usará o CRM

O software CRM não deve apenas ser uma ferramenta importante para gestores e líderes, é preciso que todos dentro da empresa estejam envolvidos na sua utilização. Além disso, é fundamental que tenham em mente que grande parte do sucesso de um negócio está relacionada com a satisfação do cliente e da forma como as informações de consumidores podem ser utilizadas a favor da empresa.

Os modelos do sistema de gestão de clientes

No mercado, existem diversos softwares CRM à disposição. Geralmente eles estão agrupados da seguinte forma:

  • Software de escritório: uma planilha bem estruturada que pode ser usada no processo de coleta de informações dos clientes com o intuito da montagem de um banco de dados. A grande deficiência deste tipo é a falta de ferramentas e possibilidades de compartilhamentos, além da limitação de recursos, seja para relatórios, tomada de decisão e planejamento. O software de escritório é limitado a planilha e ao lançamento de informações, nada além disso. Ideal para pequenas empresas;
  • CRM interno: indicado para pequenas e médias empresas, uma vez que possibilita a comunicação entre os envolvidos (clientes) no processo de coleta de informações e gera resultados de acordo com as necessidades. Contudo, na medida que os negócios forem evoluindo o ideal é migrar para o SaaS;
  • SaaS: informações poderão ser armazenadas na “nuvem”, por meio de um servidor remoto. Empresas de grande porte e com um grande número de funcionários são as que mais se beneficiam com este modelo, o que gera maior controle de custos e maior flexibilidade.

Agora que você já sabe como escolher um sistema de gestão de clientes para sua empresa, conte para a gente: você pretende implementar um CRM em seu negócio? De que maneira? Deixe um comentário.

Read More

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: