Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Controles e Controle em tempo de Crise

 

Vou descrever nas próximas semanas uma série de passos para utilização de sua ferramenta Fenicia ERP de forma mais eficiente em busca da eficácia!

Controle__e_controles.png

“No vocabulário das instituições sociais a palavra “CONTROLES” não é o plural de “CONTROLE”. Não apenas mais controles não propiciem necessariamente maior controle, como também as duas palavras, no contexto das instituições sociais, possuem um significado totalmente diverso. Os sinônimos de controles são mensuração e informação. O sinônimo de controle é direção. Os controles pertencem aos meios, o controle e uma finalidade. Os controles lidam com fatos, ou seja, com eventos do passado. Controle trata de expectativa, isso é, do futuro. Os controles são analíticos lidam com fatos .“ 1

Uma boa gestão financeira deve prever o equilíbrio entre receitas e os gastos.

Os controles lidam com fatos, ou seja, com eventos do passado. A Avaliação e gestão de Contas a Pagar e a Receber nos direcionam em busca da melhor margem de lucratividade.

Com base nesta visão começaremos a explorar as funcionalidades de nossa ferramenta de ERP.

O controle financeiro eficaz, pode avaliar como seu capital rodou no passado e o que está acontecendo no presente. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas e despesas desnecessárias, além de alternativas de lucro a partir do remanejamento de aplicações

Portanto para uma eficiente gestão financeira na empresa é necessário implantar alguns controles gerenciais, que forneçam sistema gerador de informações que possibilite a efetivação do planejamento de suas atividades e controle de seus resultados.

O controle das Contas a Pagar fornece informações para tomada de decisões sobre todos os compromissos da empresa que representem o desembolso de recursos.

As Contas a Pagar são compromissos assumidos pela empresa, representadas por compra de mercadorias, insumos para produção, máquinas, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos, contribuições, entre outros.

Não ter o controle sobre o que tem que ser pago pode significar um grande perigo para a empresa.

Como Garantir o bom funcionamento dos seus Controles em busca do Controle de seu Contas a Pagar?

Uma das maneiras é definir de forma correta o lançamento das informações do Contas a Pagar com a definição de Datas, Operação Financeira do Plano de Contas, Centro de Custo e Contas Correntes. Tudo dentro do prazo aceitável a concretização das obrigações.

Com apoio de informações que demonstrem como:

  • Ter a Previsão diária de todas as obrigações a pagar;

  • Ter os Títulos em aberto onde podemos verificar as obrigações contratadas e não pagas;

  • Priorizar os pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira;

  • Conhecer os detalhes dos compromissos com seus parceiros de negócio com uma Ficha do fornecedor detalhada;

  • Conhecer os compromissos já efetivados e fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;

  • Determinar quais centros de custo estão gerando obrigações e poder priorizar as áreas mais estratégicas do seu negócio;

  • Não permitir a perda de prazo, de forma a conseguir descontos;

  • Não permitir a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros;

Esse é o começo da nossa caminhada em busca da Eficácia na utilização do ERP Fenicia!

Acompanhe os nossos Webinars no nosso Canal Artsoft Sistemas e tire suas dúvidas!

1 Peter F. Druker (Controles, Controle e Administração)

Etiquetas:

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: