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Como um software ERP pode contribuir para o relacionamento e fidelização de clientes?

Fidelizar clientes significa ultrapassar a fria fronteira da mera satisfação do cliente pelo produto ou serviço em si mesmo. É conseguir a tarefa de apaixonar seu consumidor, fazendo-o relacionar à marca a sentimentos ou valores positivos.

Segundo Philip Kotler, referência mundial em Publicidade e Marketing, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Essa informação reforça a necessidade de não pensar em cortar custos quando o assunto é criar condições para trazer sua clientela para mais perto de você (detalhe que culmina na maximização de resultados e lucros).

Ter, por exemplo, todos os dados de sua organização interligados por um eficiente sistema ERP é uma das medidas de base essenciais para tornar a sua empresa a “queridinha” de seu segmento.

Descubra onde exatamente um sistema de gestão empresarial pode fazer a diferença em seus negócios, lendo o post de hoje. Acompanhe:

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Organiza melhor o controle de estoque e evita falhas de abastecimento

Clientes fiéis são o maior ativo que uma empresa pode ter, mas perdê-los é bastante fácil: basta que, repetidas vezes, ele se dirija à sua loja e não encontre seu produto preferido (por estar em falta). Nesse caso, sua desorganização na cadeia de logística irá custar caro ao seu negócio, já que você estará “presenteando” sua concorrência com um cliente de sua carteira.

O mercado competitivo exige que o controle de estoque de uma loja alcance níveis de excelência. Entretanto, o gerenciamento do volume de itens, avaliação constante de sua taxa de rotatividade, acionamento preciso do Ponto de Pedido e manutenção do Estoque de Segurança são atividades difíceis de serem monitoradas com perfeição sem o auxílio de ferramentas automatizadas, como um sistema ERP.

Um sistema ERP de ponta é capaz de interligar informações dos departamentos de aquisições e estoques, fazendo com que uma eventual ruptura no Estoque de Segurança gere, automaticamente, um alerta de pedidos no setor de compras. Essa interconexão entre os departamentos garante, na ponta da cadeia, que sua loja esteja sempre provida dos produtos preferidos de seu cliente, mas na medida certa (sem alimentar excesso de produtos no estoque, o que representaria capital represado no depósito).

Auxilia a empresa a compreender melhor seus clientes

Um CRM é um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne diversos módulos criados para “rastrear” todo o histórico de ligação entre o consumidor e a empresa. Vincular dados cadastrais, histórico de compras, ticket médio de cada cliente, preferências e frequência de aquisições com as informações do seu ERPoferece à empresa visão mais clara sobre seus processos de negócio e sua clientela, melhorando o nível de serviço (SLA) e otimizando seu potencial de atração de novos consumidores.

Centraliza informações essenciais na empresa

Muitos gestores acabam se perdendo na condução da empresa por não terem acesso a todos os dados que envolvem seus processos internos. Especialmente quando a loja começa a se expandir, passa a ser imprescindível centralizar tudo o que se refere à sua existência.

Essa concentração de dados constitui campo fértil para desenvolver um trabalho deBusiness Intelligence — BI, o qual fornecerá indicativos poderosos para a tomada de decisões por parte do núcleo estratégico, além de dar ao gestor ideias mais claras sobre eventuais mudanças de tendências ou preferências de seus consumidores.

Conhecer bem seu cliente é o primeiro passo para agradá-lo.

Automatiza processos internos

Ter um sistema ERP significa modernizar toda a dinâmica de sua loja: integrar matriz e filiais, gerar e imprimir poderosos relatórios e gráficos com informações financeiras e mercadológicas, controlar de forma automatizada indicadores de desempenho (KPIs), acessar banco de dados dos clientes a partir de qualquer dispositivo móvel, atualizar o fluxo de caixa e os demonstrativos de resultados, etc.

É evidente que, se todo esse trabalho era realizado de forma manual, a chegada de um software corporativo irá liberar mão de obra, que poderá ser reajustada com foco total no atendimento ao cliente.

O cliente satisfeito é o maior missionário de uma empresa. Ou, conforme ensinamentos de Steve Denning — especialista em comunicação de negócios e autor de The Secret Language of Leadership —, empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes (ou no que ele denomina “encantamento de clientes”) asseguram um verdadeiro “exército de porta-vozes” para sua marca. Vale a pena não medir esforços para ter esse exército ao lado de sua empresa, concorda?

E você, já conta com um sistema ERP para te auxiliar no relacionamento com os seus clientes? Ainda tem alguma dúvida sobre seus benefícios? Escreva para gente. Nós podemos te auxiliar e indicar os melhores caminhos para fazer dessa ferramenta o gatilho perfeito para alavancar o seu negócio!

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