Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Como novas tecnologias aumentam a produtividade da empresa?

Consumo virou sinônimo de tecnologia. Nas ruas, somos obrigados a registrar os produtos que compramos até mesmo em quiosques de rua, afinal, os pequenos empreendedores também querem fazer o controle de estoque da forma mais eficiente possível.

Por outro lado, as compras pela internet já são inerentemente ligadas à tecnologia — desde as vitrines virtuais até as formas de pagamento online. O primeiro passo para tornar a sua empresa mais resiliente no mercado, portanto, é garantir o acesso ao que há de melhor em relação aos sistemas e softwares utilizados atualmente.

O assunto é ainda mais importante quando consideramos os processos internos de uma organização, uma vez que são eles os verdadeiros responsáveis por um bom desempenho empresarial. A tecnologia é uma poderosa aliada nesse aspecto.

Claro, possuir equipes qualificadas é fundamental, mas sem processos claros até mesmo o melhor dos profissionais pode se tornar um verdadeiro embaixador da improdutividade. O assunto precisa ser levado a sério.

Resolvemos, por isso, abordar um pouco sobre a importância das novas tecnologias na melhoria dos processos internos e, consequentemente, da produtividade. Confira tudo isso no artigo de hoje!

Otimize os seus processos internos

Em primeiro lugar, é importante falarmos sobre a importância do ERP (Enterprise Resource Planning) para dinamizar os processos internos da organização. O foco desses sistemas é eliminar gargalos de produção, possibilitar processos internos mais enxutos e, assim, garantir a eficiência no negócio, ou seja, a otimização da aplicação dos recursos organizacionais.

Esse tipo de solução é indispensável para quem pensa em manter uma empresa resiliente no mercado, afinal, só assim podemos minimizar uma série de problemas, que vão desde os custos de produção até a necessidade de mão de obra.  Com isso, a empresa se torna mais “limpa”, o que é essencial para a sua competitividade.

Vamos continuar a abordar essas questões nos próximos tópicos. Acompanhe!

Diminua os gargalos de produção

Os indesejáveis gargalos de produção são aqueles processos que apresentam falhas, retrabalho constante ou, simplesmente, que aumentam sem necessidade os gastos da organização. Na maioria dos casos, esse tipo de problema surge quando não há um detalhamento do fluxograma organizacional.

Quando as atividades não são alinhadas de maneira consciente e racional ou quando o trabalho é feito de maneira intuitiva, a produtividade da empresa é prejudicada. Além disso, o excesso de processos manuais também é considerado, atualmente, como mais um gargalo de produção.

Afinal, na era das novas tecnologias, manter uma tarefa manual que poderia ser facilmente substituída por um software já significa o prejuízo do desempenho da organização em relação à concorrência, que certamente não deixará brechas nesse sentido. Os sistemas e softwares deixaram de ser um diferencial e passaram a ser uma obrigação, portanto.

Aprimore a gestão de clientes

Outro tipo de sistema que requer atenção é o CRM (Customer Relationship Management). Afinal, a maioria das empresas não consegue bons resultados simplesmente por ignorar a questão da personalização. Elas criam um atendimento genérico, que não respeita as necessidades de cada uma das etapas do funil de vendas.

Esse é outro tipo de processo que pode ser dinamizado com a tecnologia. O CRM é uma forma de organizar os dados da clientela e administrá-los em tempo real. Para o gestor, é fundamental, pois garante a melhoria na tomada de decisão.

Já para a equipe de marketing, o software representa a possibilidade de melhorar o retorno sobre o investimento em cada uma das ações. Por fim, para a equipe de vendas, essa é a melhor forma para realizar uma boa abordagem. Em outras palavras, é possível melhorar a produtividade da empresa como um todo com o uso de um CRM.

Organize todos os setores

Além de sistemas como o CRM e o ERP, o gestor também pode contar com um grande leque de soluções para ajudá-lo em pequenas tarefas — como organizar a agenda dos colaboradores ou ajudar na comunicação interna do negócio.

É possível contar com o suporte de aplicativos, por exemplo, ou até mesmo das redes sociais — algumas delas são desenvolvidas exclusivamente para a empresa. Todas essas soluções são muito bem-vindas se o gestor deseja melhorar os processos internos e podem ser implementadas para garantir o melhor desempenho.

Claro, antes de adotar essas medidas adicionais, é fundamental conferir se elas podem ser integradas aos sistemas que já estão presentes na sua empresa, como o ERP. Afinal, a sobrecarga de tecnologia também pode gerar gargalos internos.

Garanta uma boa comunicação interna

Boa parte da questão da produtividade está ligada à comunicação. Nesse sentido, precisamos analisar o assunto por dois prismas diferentes. Em primeiro lugar, temos a questão do compartilhamento de dados internos: a maioria das empresas enfrenta problemas para integrar as informações e o que acontece, na maioria dos casos, é um verdadeiro caos.

Setores diferentes possuem seus próprios dados e, por conta disso, respondem de maneiras diferentes ao mesmo problema. Falta coesão à organização. Nesse sentido, as novas tecnologias também são de grande ajuda, pois melhoram a comunicação interna da organização e favorecem a criação de padrões de atendimento.

Existem vários comunicadores para esse propósito, além dos sistemas mais tradicionais, como a intranet e o próprio e-mail. Ao organizar o fluxo de informações, a produtividade do negócio também é otimizada.

Melhore a tomada de decisão

Por fim, é importante lembrarmos que o planejamento estratégico é o que, de fato, garante a produtividade da empresa. Afinal, todas as decisões tomadas pelo gestor são fundamentais para que todos os processos ocorram da melhor forma possível.

Por isso, ele precisa contar com informações fidedignas — as novas tecnologias são fundamentais para isso. Com a coleta de dados mais eficiente, o gestor pode agir rapidamente diante de todos os problemas, além de elaborar planos de ação e definir metas com base em informação e não apenas na intuição.

Com isso, o desempenho de toda a organização é aprimorado. Em suma, as novas tecnologias precisam ser uma realidade na sua empresa. Com as soluções disponíveis no mercado você certamente conseguirá elevar o seu negócio para o um novo patamar.

Gostou do nosso post de hoje? Que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as nossas postagens? Até breve!

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: