Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Como fortalecer seu negócio, mesmo em tempos de crise!

 

O senso comum diz que quando a palavra crise surge nos noticiários é hora de se resignar e saber que a empresa estará mais fraca. Porém, o que todas as empresas que alcançaram sucesso no longo prazo têm em comum é saber que a crise econômica, independente de sua magnitude, pode ser uma ótima oportunidade para se fortalecer.

Os momentos de tormenta na economia obrigam os empresários a reverem suas prioridades e, se souber olhar com atenção, podem apresentar ótimas oportunidades de negócios.

Veja como você pode fortalecer o seu negócio mesmo em tempos de crise:

Read More

 

Melhore o planejamento de custos

Quando a situação econômica geral está favorável, é comum que as empresas apresentem bons resultados mesmo quando estão cultivando hábitos ruins. Se, no fim das contas, os números estão bons, gastos desnecessários e gargalos de recursos se enraízam, sem que o empresário se dê conta de que poderia ter uma empresa bem mais enxuta. Na crise, isso não é mais possível.

É uma excelente oportunidade para investigar quais são as despesas que realmente são necessárias para o bom funcionamento do negócio. Seja criterioso com toda a saída de dinheiro do caixa e entenda os custos de cada um dos seus processos. Caso a despesa seja supérflua, não hesite em cortar. Também é o momento de renegociar com fornecedores e parceiros, buscando opções mais baratas que não diminuam a qualidade de seus produtos e serviços.

Cuidado com o corte de pessoal!

Corte de custos não significa, necessariamente, corte de pessoal. Assim que a crise bate à porta, é muito comum que empresários se apressem em demitir funcionários, para rapidamente reduzir os custos. O problema é que, diferentemente dos gastos supérfluos, o corte de pessoas pode ter um impacto bastante negativo no longo prazo, principalmente quando a crise passar.

Seja muito criterioso antes de demitir um funcionário em um período de turbulência, pois isso pode dificultar o crescimento de sua empresa quando a crise passar. Corte apenas em casos extremos ou quando perceber que a função desempenhada por determinada pessoa não impacta na qualidade do que sua empresa oferece.

Invista na otimização dos processos!

Assim como os gastos desnecessários, é comum que processos ruins se enraízem nas empresas durante os momentos favoráveis. O período de crise é a melhor hora para rever esses processos, torná-los mais baratos, eficientes e integrados com todas as rotinas da empresa.

Um bom sistema de gestão ajudará a identificar quais rotinas são pouco eficientes e em que fases da cadeia pode estar havendo retrabalho. Processos integrados e enxutos poupam tempo, consomem menos dinheiro e levam a resultados melhores.

Busque novas frentes de mercado!

A crise também é um ótimo momento para buscar novas frentes de mercado e diferentes potenciais na sua empresa. Não é preciso, necessariamente, investir na criação de um novo produto ou serviço. Talvez baste procurar, por exemplo, clientes numa classe social que não esteja sendo tão afetada pela turbulência econômica.

É hora de buscar novos prospects e estudar muito o mercado. Quando o período ruim da economia passar, esta poderá ser a base para sua empresa crescer além da situação pré-crise.

Como vimos, a crise não pode ser desculpa para deixar de investir no fortalecimento das bases da sua empresa. Na verdade, este é o momento mais importante de fazê-lo. Além de ajudar a sobreviver ao momento ruim da economia, o rigoroso fortalecimento da empresa auxiliará no seu crescimento futuro. Para um bom empresário, a crise pode ser uma grande oportunidade.

Gostou do post de hoje?
Compartilhe com a gente as experiências da sua empresa em momentos de crise econômica.

 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: