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Como criar um programa de fidelidade incrível para seus clientes e aumentar seus lucros

As teorias dizem o que todos já sabem: clientes fiéis trazem mais retorno para a empresa do que clientes novos, afinal, estes custam mais para serem atraídos, enquanto aqueles já conhecem a sua empresa e já estão familiarizados com o seu atendimento, a qualidade dos produtos e serviços.

Porém, para fidelizar um cliente você precisa desenvolver estratégias atrativas de relacionamento e retenção, como é o caso dos programas de fidelidade. E como criar um programa de fidelidade incrível para o seu negócio? É o que você vai descobrir nas próximas linhas. Confira:


 

Saiba o que faz um cliente não voltar a comprar de você

É bom ouvir elogios, mas são as críticas que podem mostrar onde você está errando na retenção de clientes. Sendo assim, procure clientes que compraram uma única vez de você ou ainda aqueles que solicitaram informações, mas não fecharam o negócio. Quais foram os motivos para deixar a sua empresa? Os preços? O atendimento? A concorrência?

Com essas respostas em mãos, você já tem a oportunidade de melhorar alguns quesitos internamente para criar um programa de fidelização que atenda de verdade às necessidades dos seus clientes e faça com que eles sequer pensem em trocar a sua empresa de novo.

Defina um orçamento para esta estratégia

Existem programas de fidelidade que custam bem pouco para a empresa, como por exemplo, um cartão fidelidade que acumula pontos e pode ser trocado por prêmios. Mas existem também programas de alto custo, como a concessão de viagens.

Verifique quanto você pode investir nessa ação para manter seus clientes satisfeitos e próximos a você.

Determine quais são os benefícios do programa de fidelidade

Segundo uma pesquisa das empresas LoyaltyOne e Epsilon, 40% dos brasileiros esperam receber produtos e serviços de difícil acesso num programa de fidelidade, como por exemplo, smartphones e viagens. Mas nada impede que você ofereça um produto ou serviço da sua empresa, desde que ele gere valor para o cliente de alguma maneira.

É por essa razão que os programas de milhas e pontos são os mais comuns, pois a empresa pode estabelecer parcerias com outros estabelecimentos e assim ofertar mais opções de resgate para os seus clientes.

Estipule as regras do programa de fidelização

Todo programa de fidelização precisa de regras bem definidas e comunicadas, afinal, o que você quer é surpreender seus clientes a ponto de mantê-los comprando de você por muito tempo.

Utilize os canais de comunicação da sua empresa para divulgar essas regras e coloque-se à disposição para tirar dúvidas, evitando que algum cliente se sinta prejudicado pela falta de informação.

Faça o lançamento e estimule a participação

Definidos todos os critérios do seu programa de fidelidade, faça um lançamento exclusivo, convidando os clientes mais assíduos para um evento único. Depois, utilize as redes sociais, o site e o blog da empresa para divulgar abertamente para o seu público, mantendo-o informado periodicamente sobre as vantagens do programa através do e-mail marketing.

Com um bom programa de fidelidade, além de aumentar o engajamento dos seus clientes você fortalece a imagem da sua empresa e aumenta o faturamento, garantindo a sustentabilidade do negócio e maior tranquilidade para ampliar o seu mercado, conquistando novos clientes.

E você, já criou o seu programa de fidelidade? Tem dúvidas sobre o assunto? Compartilhe-as com a gente e continue de olho nas dicas aqui do blog!

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