Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Como continuar crescendo mesmo com a alta do dólar?


 

A alta do dólar, aliado a outros fatores relacionados à má gestão pública, desempenhou um efeito cascata que resultou em um momento de crise econômica no país. Nesse momento, muitos gestores cancelam projetos, demitem funcionários, adiam investimentos quando, na verdade, deveriam fazer exatamente o contrário. A busca por novos portfólios e o investimento em desenvolvimento de projetos de atuação em novas áreas é o meio mais eficiente de continuar a crescer em meio à alta do dólar. Descubra, no post de hoje, como você pode manter o rumo de crescimento do negócio mesmo em períodos de crise econômica:

Explore novos portfólios para a empresa

Esse é um bom momento para descobrir as novidades do mercado, novos perfis de consumidores e suas necessidades diferenciadas. Olhe para dentro do próprio negócio e reconheça o potencial que a empresa tem de explorar esses segmentos e parta para os projetos de desenvolvimento de novos produtos e serviços a serem oferecidos.

Se você já tem um projeto abandonado ou em curso nesse sentido, ótimo. Pegue-o e coloque em prática. Mas lembre-se de adotar os métodos e ferramentas do gerenciamento de projetos para ter maior sucesso na empreitada.

Desenvolva estratégias baseadas em projetos

As técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos possibilitam os gestores identificarem riscos e oportunidades internas e externas ao negócio. Dessa forma, podem prever situações e planejar ações pré-programadas, promovendo melhorias das estratégias operacionais e gerenciais, oferecer soluções mais adequadas para cada situação e monitorar os resultados através de métricas para acompanhar o desempenho do projeto.

Basear as suas estratégias em projetos dará aos gestores uma visão ampla sobre a viabilidade econômica e qual o retorno esperado para o investimento.

Alcance objetivos por meio de metas por etapas

Os objetivos não devem ser altos demais a ponto de serem inalcançáveis, bem como não tão baixos a ponto de não representarem qualquer crescimento para o negócio.

Para criar os objetivos e metas, faça pesquisa de campo analisando a concorrência e verificando o potencial de mercado. Pegue os valores já alcançados por eles e acrescente um percentual aceitável.

É crucial que divida os objetivos em metas por etapas (tempo ou valores atingidos) e premie os colaboradores que tiverem maiores participações e envolvimento. Assim, a meta não fica tão longa a ponto de ser esquecida ou abandonada e você garante o maior comprometimento de todos os objetivos da empresa.

Ofereça maior segurança no ambiente on-line

Se a sua empresa realiza negócios também por meio da internet, é bom considerar a segurança oferecida aos clientes, principalmente na hora de fechar o negócio. Você sabia que muitos clientes abandonam o carrinho de compra justamente na hora de inserir os dados bancários ou de cartões de crédito?

O alto índice de fraudes em compras pela internet atrasa o crescimento das vendas on-line no Brasil. Mas você pode mudar isso oferecendo uma certificação de segurança extra para o seu site (certificação SSL) e recuperar as vendas perdidas passando maior confiança ao cliente na hora em que mais precisam dela.

Adote um sistema de gestão eficiente

Seja para o gerenciamento de projetos, seja para a própria gestão da empresa, é muito importante que você estruture o negócio em sistemas (softwares) em nuvem ou através de data centers.

Essa estratégia proporcionará economia de recursos, como tempo e dinheiro, através da mobilidade agregada as atividades do negócio. Toda essa otimização operacional e gerencial fará com que o seu negócio se beneficie dos métodos aplicados no Business Intelligence e desenvolva um forte diferencial competitivo no mercado.

Períodos de alta do dólar não devem ser encarados como épocas de encurtamento de negócios eredução de custos. Ao contrário: devem ser encarados como oportunidades de se reavaliar o negócio, descobrir o que pode ser melhorado e impulsionar o crescimento para o fortalecimento da empresa no segmento de atuação.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!

Read More

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: