Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Como avaliar o melhor Software de Gestão ERP para sua empresa?

Você sabe como avaliar o melhor software de gestão ERP para a sua empresa? Antes de qualquer coisa, é preciso comparar as soluções oferecidas por cada sistema, de modo que possam ser analisadas como cada um deles pode contribuir para as diferentes áreas da organização. Somente assim você garantirá a contratação de um sistema que realmente apresentará resultados positivos para o seu negócio.

Para que você saiba como fazer essa avaliação, desenvolvemos este post, que tem o objetivo de auxiliá-lo nessa importante escolha. Afinal, é preciso contar com um sistema completo e que realmente cumpra com sua função, oferecendo soluções para as necessidades do seu negócio.

Portanto, se você deseja saber qual é o melhor software de gestão ERP para sua empresa, siga a leitura e confira as nossas valiosas informações! Tentamos responder os principais questionamentos que os empresários geralmente têm sobre o assunto.

Por que é importante comparar softwares para escolher a melhor opção?

É frequente observar situações em que após o cliente escolher e iniciar a implementação de um novo software de gestão, ele perceber que a solução não atende totalmente às suas necessidades. Outra situação é que depois de menos de um ou dois anos, o cliente já se vê na necessidade de procurar um novo software de gestão, o que implica em vários problemas.

Isso acontece porque a avaliação da solução não foi feita corretamente, e os motivos são vários. Podemos citar:

  • falta de envolvimento dos usuários chaves da empresa;
  • falta de envolvimento da direção da empresa no processo de escolha da solução;
  • lista de requisitos funcionais não foi devidamente desenvolvida.

Num processo de avaliação, é fundamental levantar as necessidades de todos os setores da empresa. Feito isso, como sugestão, propomos a criação de uma planilha com a lista de necessidades e bater uma a uma com as alternativas de solução que você está considerando em seu negócio.

Existe uma planilha para comparar funcionalidades de um software de gestão ERP?

Sim, existe um modelo de planilha desenvolvido por nossa equipe e que pode ser útil para você comparar as funcionalidades de diferentes softwares de gestão ERP. Nessa planilha, as funcionalidades mais comuns estão separadas por departamento, sendo possível observar se as alternativas que você está considerando atendem às suas demandas.

São exemplos de itens que podem ser comparados e avaliados na planilha:

  • lista de necessidades mais comuns por departamentos para você não esquecer de nada;
  • como avaliar o preço (aquisição de licenças, assinatura, locação);
  • modelos de contrato/contratação;
  • serviços de Implementação, Treinamentos;
  • custos de implementação (deslocamento de consultor);
  • SLA (Em quanto tempo a empresa se compromete a resolver situações de problemas).

Esse é um momento muito importante para você. Escolher uma solução de gestão é algo que mexe com a sua empresa e repercute no mínimo pelos próximos 5 anos.

Destacamos que essa planilha foi uma contribuição de Marcos Leite, que há 25 anos gerencia projetos de implementação de software de gestão ERP em empresas de diversos setores.

Além da planilha de comparação, quais tópicos devem ser analisados ao escolher um software de gestão?

São diversos os itens que podem ser verificados e levados em consideração no momento da contratação de um software ERP para empresas. Nós listamos os principais para você:

Funcionalidades do software

Devem ser analisadas com muito cuidado todas as funcionalidades do software, pois somente assim você poderá optar por um modelo tendo a certeza de que ele cumprirá com o que você necessita na sua empresa.

Se a organização precisa muito ter um bom controle de estoque, por exemplo, de nada adianta ter um sistema que tem uma excelente ferramenta de fluxo de caixa, mas que peca nessa área, primordial para o bom funcionamento da empresa.

Suporte oferecido

É preciso que o software contratado tenha um suporte técnico especializado, de modo que você possa tirar dúvidas, reportar problemas e encontrar soluções de forma rápida e prática, sem ter que pagar mais por isso.

Desse modo, sempre que surgir algum questionamento sobre processos ou se, por ventura, o sistema apresentar algum tipo de falha no funcionamento, tudo poderá ser analisado e corrigido o mais breve possível.

Flexibilidade do software

Também é importante conversar com a empresa desenvolvedora do software ERP para verificar se o programa permite a customização, ou seja, a adequação às necessidades da organização.

Afinal, você precisa de um sistema que seja moldado de acordo com aquilo que a sua empresa precisa e não de um modelo padrão, aplicado da mesma forma para organizações de diversos segmentos.

E então, conseguiu entender como avaliar o melhor software de gestão ERP para a sua empresa? Sendo assim, você já pode conhecer a Artsoft, uma empresa que desde 1986 atua nessa área, tendo eficiência e experiência no desenvolvimento de sistemas que facilitam o trabalho de organizações diversas, sempre conquistando a satisfação e oferecendo valor agregado aos seus clientes.

Para saber mais e receber mais conteúdo interessante sobre esse assunto, recomendamos a assinatura da nossa newsletter. Dessa forma, por e-mail, você receberá todas as nossas novidades, sempre em primeira mão!

Essa planilha foi uma contribuição de Marcos Leite que a 25 anos gerencia projetos de implementação de software de gestão ERP em empresas de diversos setores.

Etiquetas: , ,

Comentários (3)

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: