Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Canais de venda: qual a diferença entre Multi, Cross e OmniChannel?

O comportamento do consumidor tem mudado nos últimos anos, principalmente depois do advento da internet e da popularização dos smartphones. Essas mudanças fazem surgir novas necessidades e as empresas precisam atendê-las.

A criação de novos canais de vendas é um bom exemplo da crescente demanda que os consumidores vêm apresentando e, em função disso, surgiram empresas MultiChannel, CrossChannel e OmniChannel.

Quer entender um pouco mais sobre o assunto e a diferença entre elas? Então acompanhe este post!

MultiChannel

Empresas MultiChannel são aquelas que oferecem vários canais de comunicação para interagir com seu público. Os canais podem ser online ou off-line, como as redes sociais, o ponto de venda, o chat, o site da empresa e o SAC por telefone, por exemplo.

Como os atuais consumidores buscam informações em diferentes meios, o MultiChannel foi a primeira resposta das empresas para atingir tanto as pessoas que iam aos shoppings quanto quem usava o smartphone ou o computador. Quanto mais canais de interação a empresa dispõe, mais perfis de consumidores diferentes ela consegue alcançar.

Quando pensamos no quesito vendas, quem compra em mais de um canal de atendimento têm um lifetime value — receitas e lucros futuros gerados pelo menos cliente — 30% maior, segundo a empresa Oracle.

CrossChannel

Depois de abarcar vários canais, o grande desafio é fazer com que dois ou mais se comuniquem. Ao tentar fazer isso, empresas CrossChannel surgem. A ideia dessa modalidade de atendimento é integrar canais e permitir, por exemplo, que o consumidor faça a compra do produto pelo site e retire pessoalmente, no ponto de venda — provavelmente você já viu algo assim, principalmente em grandes empresas.

Como 2/3 dos consumidores entram em contato com, no mínimo, 2 canais antes de finalizarem uma compra, o CrossChannel é uma questão estratégica para a empresa. Se os canais estiverem integrados, essa transição é muito mais natural e evita a perda de dados do cliente. Sabe o que isso significa? Que o consumidor terá uma percepção melhor da marca e entenderá que ela é confiável e prática.

O cliente pode, por exemplo, experimentar um produto no ponto de venda, ler as especificações técnicas e completar sua pesquisa ao entrar no site ou no aplicativo da loja para ler a opinião que outros usuários têm sobre o produto. Para finalizar, poderá comprar pelo próprio aplicativo e retirar no ponto de venda em que ele já está.

OmniChannel

O OmniChannel, que é o terceiro passo evolutivo do atendimento ao cliente, é ainda um desafio robusto e ousado para as empresas. A ideia do atendimento OmniChannel é integrar todos os pontos de contato que o consumidor tem com a marca e permitir que ele transite de um canal para o outro sem que haja quebra na experiência.

Isso implica na necessidade de os canais trocarem informações em tempo real e compartilharem o mesmo banco de dados. Para fazer isso, a tecnologia utilizada precisa ser a mais atual possível, como a entregue pelos softwares de gestão ERP.

As empresas OmniChannel conseguem acompanhar seu público em tempo real e mensurar, sem erro, os hábitos de consumo dos clientes. Além disso, segundo o levantamento da V12DATA, as empresas que buscam a melhoria da comunicação OmniChannel atingem até 91% de taxa de retenção de consumidores.

Agora que você terminou de ler esse post, provavelmente percebeu que seu grande desafio para o futuro é a implementação de um atendimento OmniChannel, não é mesmo? Mas não precisa ficar desesperado!

Se sua companhia já consegue atuar em MultiChannel, vocês já estão no caminho certo. Agora só é necessário investir em tecnologia e integrar os canais de venda.

E então, gostou do conteúdo? Agora assine nossa newsletter e se mantenha atualizado e sempre à frente da concorrência! Com ela, você recebe avisos sempre que publicarmos um novo material.

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: