Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

Afinal, como montar um fluxo de caixa perfeito?

A gestão financeira reflete em todo o desempenho da empresa. Quando ela é feita de forma eficiente, os outros processo acompanham essa realidade, apresentando resultados excelentes e fazendo a organização se desenvolver. Nesse contexto, o fluxo de caixa aparece como uma ferramenta estratégica para o sucesso.

Mas como utilizá-lo em prol do crescimento do negócio? É sobre isso que falaremos hoje. Quer saber mais? Acompanhe!

O que garante a eficiência do fluxo de caixa?

Entrada e saída de capital, despesas e obrigações, bens e direitos, contas patrimoniais, patrimônio líquido, balanço: todas essas expressões podem parecer pura burocracia, mas não são. Otimizar a forma como essa informações são lançadas, registradas e analisadas pode ser o diferencial que se precisa para retomar o crescimento do negócio.

Eficiência é enxugar os recursos obtendo o máximo aproveitamento possível por meio deles. Na hora de administrar o dinheiro, não se deve pensar diferente: você está usufruindo do máximo potencial das ferramentas que utiliza? Para que o fluxo de caixa colabore com os resultados excelentes que sua organização precisa, acompanhe os próximos tópicos!

O total controle sobre os registros

Sem exceção, toda a movimentação financeira que acontece dentro de um empreendimento gera um registro. Esses lançamentos precisam ser feitos por mais longínqua que esteja a concretização do ganho ou perda e por menor que seja o valor da nota.

O diferencial aqui é a forma como você vai gerir esses documentos. É preciso encontrar um método que demande o mínimo de tempo possível, mantendo os seus registros atualizados, armazenados, centralizados e de fácil acesso. As movimentações precisam estar sempre em mãos, sem nenhuma dificuldade.

Se a sua administração financeira não tem esse manejo com o fluxo de caixa regular e diariamente, é hora de buscar aonde está o gargalo que tem impedido a sua gestão de obter esse controle e resolvê-lo.

A automatização de processos

Principalmente para empresas que lidam com grande fluxo de comercialização, fica impossível dar conta de tudo manualmente, por meio de livros físicos ou anotações avulsas. O ideal é usar um sistema em que os lançamentos sejam encaminhados de forma automatizada para todos os fins necessários.

As principais vantagens da automatização de processos são:

  • aumento da produtividade (colaboradores gastam menos tempo com tarefas de preenchimento e busca por informações, podendo focar nas funções que realmente agregam valor ao negócio);
  • otimização da eficiência operacional (faz-se mais com menos);
  • eliminação do retrabalho (as soluções centralizam os dados e a mecanização evita erros humanos, esquecimentos, desatenção e falhas);
  • redução de custos (se todos estão focados em tarefas estratégicas, a comunicação flui sem nenhum ruído e não há retrabalho, as despesas decorrentes desses erros não acontecem);
  • aumento do faturamento (se os processos são desempenhados com agilidade e perfeição, a gestão financeira é estratégica: usa-se isso para aumentar o potencial de ganho da empresa).

A análise dos relatórios gerados

O alinhamento dos resultados com o planejamento financeiro é um dos pilares de um fluxo de caixa perfeito. O que se apura no final de cada período deve ser comparado aos grandes objetivos estabelecidos na estratégia. Se algo não bate, é hora de rever os processos e/ou ajustar o planejamento.

Fazendo um bom gerenciamento dos registros — ou seja, sistematizando-os de forma precisa —, as informações e saldos podem ser usadas para gerar dados que orientam a tomada de decisão. Assim, a organização é beneficiada não apenas no departamento financeiro mas em toda a sua estrutura.

Use o seu fluxo de caixa como base para análises. Quais são os indicadores que você precisa levantar? Busque as informações no fluxo financeiro. Se nele está tudo que acontece na empresa, sem dúvida a sua resposta também está. Basta ter um esquema eficiente para saber procurar.

Fazer uma grande administração é sobre pensar além do básico. Registros de entradas e saídas todos dominam. Um gestor excelente precisa saber onde buscar recursos dentro do que domina para manter a organização sempre crescendo. Se identificou? Então descubra os benefícios de uma gestão financeira profissional!

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: