Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

A importância dos investimentos

O aporte de investimentos é uma necessidade importante para qualquer empresa, seja para acelerar o crescimento, alavancar um projeto ou solucionar alguma dificuldade emergencial.

No post de hoje, separamos algumas dicas para que você entenda se sua empresa está apta a buscar recursos, como se preparar e quais são os tipos de investimentos que pode fazer! Ficou interessado? Confira o texto na íntegra!

Read More

 

Quando buscar recursos

Primeiramente, vamos entender que não é adequado buscar crédito apenas para postergar a solução de um problema de caixa na sua empresa. Determine se de fato você precisa de investimento para não cair em um círculo vicioso e comprometer seu negócio. Tenha sempre em mente que nem todo crescimento é sustentável.

Entenda as necessidades da sua empresa e não tente utilizar modelos de captação incompatíveis com seu mercado. Por isso, tenha um planejamento firme para controlar bem a dívida sem comprometer as atividades operacionais.

Evite decisões precipitadas: dependendo da forma de captação de recurso é preciso avaliar se a empresa está preparada para arcar com os custos do crédito ou, em caso de investidores que participarão da gestão, é preciso avaliar se a administração está confortável em partilhar as decisões com um terceiro.

Caso a captação não seja essencial, mas você decida receber investimentos como opção de aceleração do crescimento, negocie custos e prazos para apresentar resultados e busque melhores termos de negociação.

Como preparar a empresa

Apure o valor do seu negócio com base em percepções de mercado. O cálculo pode levar em conta o setor de atuação, perspectivas estratégicas, atributos técnicos, entre outros. Avaliar sua empresa pode te ajudar a conhecer seus indicadores positivos e aqueles pontos que a desvalorizam no mercado.

Dados inconsistentes e confusos podem atrapalhar as negociações. Portanto, apresente informações claras sobre a empresa e esteja preparado para responder questionamentos detalhados. Ainda que não seja necessário uma auditoria formal, mantenha em dia todos os dados financeiros, como DRE, balanço e fluxo de caixa.

Caso seja exigida uma diligência legal, você pode ter que apresentar contratos societários, acordo de confidencialidade e outros documentos legais. Nesse caso, o mais indicado é solicitar o auxílio de um advogado especializado.

Tipos de investimentos

Decidido a captar recursos, agora é preciso selecionar qual o investimento mais adequado para sua demanda. Existem basicamente 5 formas de aporte:

Capital próprio: normalmente utilizado na fase inicial da empresa. Não há custos nem interferência na tomada de decisões, porém, fica limitado à disponibilidade financeira do empreendedor.

Capital de pessoas próximas: é a tomada de crédito por parte de familiares e amigos. Os custos são baixos, mas deve-se tomar cuidado para não comprometer as relações afetivas.

Linhas de crédito bancário: haverá avaliação criteriosa de todos os dados financeiros, operacionais e societários da empresa e podem ser exigidas garantias patrimoniais. Além disso, as taxas de juros costumam ser elevadas. Porém, é uma forma bastante segura de obtenção de crédito sem interferência na gestão dos negócios.

Linhas de fomento e subvenção pública: são oferecidas por órgãos como CNPq, FINEP e BNDES, que apoiam financeiramente pesquisas em ciência, saúde, tecnologia e inovação. O principal ponto de atenção desse crédito é a prestação de contas, que deve ser apresentada de forma detalhada e organizada.

Capital de risco: O investidor normalmente recebe participação nos lucros e o crescimento da empresa passa a ser acompanhado de forma sistemática, assim como a cobrança por resultados. Em alguns casos, o investidor exige participação na gestão do negócio.  

Como cativar o investidor

É fundamental buscar investidores que estejam alinhados com a cultura da sua empresa. Entretanto, é importante trabalhar também para tornar-se atrativo para os investidores.

A abordagem é fundamental para o sucesso na capitação de investimentos. É preciso apresentar resultados concretos que demonstrem os benefícios de aplicar montantes na empresa. Estabeleça metas claras e objetivas que justifiquem o aporte e, por meio de seus indicadores, demonstre sua capacidade de executar objetivos. Crie um ambiente de confiança e parceria, sendo transparente e trocando informações sobre a tomada de decisões.

O aporte de capital é uma situação comum na trajetória de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tempo de atuação. Se realizada de forma coerente e sustentável, a capitação de investimento pode alavancar e manter o crescimento do seu empreendimento.

E a sua empresa, já obteve aporte de capital ou passou por alguma dificuldade na captação de recursos? Compartilhe conosco suas experiências!

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: