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8 segredos de uma boa gestão de negócio

A crise econômica que atingiu o país nos últimos anos levou diversos trabalhadores desempregados a buscarem uma forma de se manterem economicamente ativos. O empreendedorismo, então, surge como uma possibilidade da realização do sonho de ser o seu próprio patrão. Para tanto, é necessário, dentre outros fatores, um bom planejamento e conhecimentos em gestão de negócio.

Outro ponto que fortaleceu o movimento empreendedor no país foi a criação de programas de incentivo para a formalização de empresas, fato que ocasionou a criação de vários novos negócios, refletindo na geração de emprego e renda e aumento do PIB.

Novamente, para que essas empresas se mantenham ativas e não naufraguem junto com a crise, são necessários alguns cuidados.

Todo empreendedor que almeja alcançar uma margem de lucro relevante, deve ter em mente que o segredo do sucesso é uma boa gestão. Independentemente do tamanho da empresa é de fundamental importância que o gestor esteja capacitado para integrar todos os seus setores de modo a impulsionar o crescimento.

Um bom administrador deve ter em mente que é necessário ter flexibilidade para aceitar as alterações constantes que ocorrem no mercado, portanto, é vital atualizar-se e adquirir as habilidades necessárias para implementar essas mudanças dentro de seu negócio.

Partindo desse pressuposto, selecionamos alguns segredos para uma gestão de negócio eficiente que, com certeza, irão lhe ajudar a se sobressair em sua atividade. Conheça-os:

Faça um estudo de mercado

Para que um empreendimento atinja os resultados positivos esperados, é de suma importância que algumas posturas sejam levadas em consideração pelos investidores. O estudo de mercado surge nesse cenário com o objetivo de avaliar a viabilidade econômica e oferecer a avaliação sobre a eficácia, ou não, da implementação da empresa, ou do produto ou serviço em que se quer investir.

Neste sentido, o estudo de mercado surge como uma ótima ferramenta, pois possibilita que o gestor de negócios compreenda o funcionamento das empresas concorrentes no que se refere a preço, custos, prazos de pagamento, e assim, conseguir reunir alguns indicadores que servirão como parâmetros para garantir um diferencial e obter melhores resultados.

Adquira habilidades em gestão de negócio

A concorrência, assim como a grande instabilidade existente no mercado, torna necessário que o gestor de negócios tenha habilidades e aptidões que o destaque perante outros empreendedores do mesmo segmento.

Para que um bom desempenho seja alcançado, o administrador deve adquirir características e posturas capazes de fazê-lo se sobressair e obter o sucesso desejado para a empresa. Selecionamos algumas práticas que irão lhe auxiliar neste processo:

Faça aperfeiçoamentos

Um bom gestor deve estar sempre a procura de novas ideias, novos conceitos. Estar sempre em busca de informações, conhecimentos. Portanto, mantenha-se atualizado, faça especializações, e aprofunde seus conhecimentos.

Dessa maneira, você não se tornará obsoleto e trará as inovações que sua empresa necessita para se sobressair a concorrência.

Aprenda a liderar

Ser um líder de uma corporação acarreta responsabilidades para as quais o profissional nem sempre está preparado. Um verdadeiro líder não é aquele que apenas dá ordens e cobra resultados, mas sim, aquele que se utiliza da comunicação para conseguir o apoio dos colaboradores e que sabe argumentar e solucionar conflitos em busca de resultados positivos.

Faça uma autoavaliação

Todo o processo de crescimento da empresa depende da gestão de negócios, assim, faça uma autoavaliação da efetividade de sua contribuição dentro da empresa. Procure também definir metas pessoais para atingir os objetivos almejados.

Os gestores devem ter amplo conhecimento nos processos que estão gerindo para que não percam a eficiência e controle de sua execução.

Valorize seus colaboradores

Assim como o papel do gestor é fundamental para solidez da empresa, os colaboradores têm função primordial para a execução das ações.

É de comum consenso que a valorização dos colaboradores possibilita o sucesso de um negócio. Cabe aos gestores avaliarem seus potenciais e motivá-los de modo que eles se integrem no ideal desse crescimento.

Uma boa alternativa é manter a comunicação direta ressaltando as qualidades de cada um, fazendo-os sentirem-se reconhecidos pelos seus trabalhos. Fazer reuniões onde eles possam fazer críticas e sugestões também é uma ótima maneira de engajamento dos funcionários.

Uma empresa que oferece boas condições de trabalho manterá a equipe motivada, possibilitando a geração de lucros esperada pelo empreendedor.

Invista na gestão financeira

As ações do setor financeiro de um negócio envolvem todo o planejamento e análise no que se refere ao patrimônio, investimentos, entradas e despesas da companhia. Tais ações têm como objetivo o crescimento do patrimônio líquido e o aumento do capital aplicado.

Uma gestão de negócio eficiente deve dar uma atenção particular aos gestores financeiros da empresa, pois, a falta de capacitação desse profissional pode ocasionar problemas ao desenvolvimento do seu empreendimento. Entre as ações de um bom gestor financeiro estão:

  • A elaboração de um balanço patrimonial, sem o qual é possível avaliar o valor do patrimônio líquido da empresa.

  • Fazer análises e planejamentos financeiros, trazendo a possibilidade de projeções sobre o futuro do negócio.

  • Saber onde investir os recursos, para que o retorno esperado seja viável.

Com tudo isso, para que uma empresa tenha uma gestão financeira eficaz, ela precisa se basear em um planejamento no qual metas, objetivos e estratégias sejam os pilares, possibilitando a diminuição dos riscos e perdas de capital e atingindo os objetivos esperados pelo empreendedor.

Fique atento ao fluxo de caixa

Também inserido no contexto do gerenciamento financeiro, o fluxo de caixa merece especial atenção, pois, é por esta ferramenta que calculamos as entradas e saídas de capital de uma empresa, sendo ela essencial para o dia a dia de uma gestão de negócio.

Através do fluxo de caixa é possível saber os valores que a empresa dispõem, bem como a possibilidade de projeções futuras dos ativos (bens, créditos, direitos) e passivos (fornecedores, empréstimos, obrigações fiscais) do negócio em um determinado período de tempo.

Para que esse fluxo de caixa seja efetivo, é necessário que seja calculado diariamente. Somente dessa maneira é possível manter o controle da quantidade de capital existente na empresa, bem como de suas obrigações.

 Cuide do marketing

Uma gestão empresarial positiva só é alcançada quando os administradores adquirem conhecimentos sobre o mercado e os clientes. O marketing funciona dentro de um empreendimento como um coringa, detectando as preferências do cliente e as exigências e necessidades do mercado.

Observe algumas das funções do marketing em um negócio:

Traçar o perfil de clientes em potencial

Avaliar as necessidades e preferências do consumidor é um fundamental. Com a forte concorrência existente no mundo dos negócios, torna-se indispensável uma ferramenta onde os gestores consigam captar os desejos dos clientes.

Uma das maneiras de traçar esse perfil é através da pesquisa de mercado e também da criação de personas, que, de modo geral, trata-se da representação de seu cliente ideal. Neste guia, você poderá acompanhar um passo a passo para construir personas de modo eficiente.

Cuidar da reputação da empresa

O marketing tem a função de fazer propaganda e criar ações que promovam uma boa reputação de sua empresa e assim, trazer impactos positivos para a fidelização dos seus clientes, assim como para a captação de novos.

Criação de ações estratégicas

É através de ações do marketing que se faz possível a geração de novas vendas, novos contratos. Dessa maneira, as metas da empresa poderão ser atingidas. O gestor deve trabalhar para desenvolver ações que levem em conta os desafios de mercado e integrem os setores responsáveis pela obtenção de novos clientes.

Tenha atenção com a gestão do conhecimento de um negócio

Tão importante quanto qualquer outro setor da empresa, a gestão do conhecimento, ou seja, de todo o conteúdo informacional e dos documentos do negócio, nem sempre é tão simples quanto aparenta, há que se cumprir uma série de técnicas de organização.

O gestor de negócios deve tentar inserir esta prática dentro da empresa com o objetivo de economizar o tempo de busca, possibilitando que as informações fiquem disponíveis de forma mais ágil.

Implemente uma estrutura onde arquivos físicos e eletrônicos sejam dispostos de modo a facilitar o dia a dia da empresa. Adote com seus colaboradores uma cultura de preservação desse material.

Diversas são as vantagens de se ter um arquivo organizado, dentre elas a facilidade na identificação das informações, a agilidade e a comodidade para as consultas.

Seja inovador

Diante da competitividade existente no mercado, a gestão de negócio que se destaca é aquela que tem algum diferencial a oferecer aos clientes e consumidores.

A arte de inovar se conquista com muito estudo, planejamento, análise e aperfeiçoamento. Só assim você saberá se aquele projeto que tem em mente será viável para sua empresa.

Outra maneira de implementar os processos de inovação em um negócio, consiste em cercar-se de pessoas com boas ideias e comprometidas com o seu negócio.

Sendo assim, deixe aflorar a criatividade de seus colaboradores, escute o que eles têm a dizer. Motive-os, lance desafios, parabenize-os pelos resultados, enfim, acredite em seus potenciais. Isso trará os resultados positivos que você tanto espera.

Neste ponto da leitura você já deve ter percebido que não existe uma fórmula mágica para o sucesso de um empreendimento. Existe sim, muito trabalho e técnicas que, se seguidas, poderão lhe fazer alcançar o sucesso.

Além disso, não se esqueça do primordial para qualquer empresa: para construir o seu caminho, você precisará de conhecimento. Pesquise, aperfeiçoe-se, somente o conhecimento do produto ou serviço que você quer oferecer fará com o que o seu negócio avance.

Os riscos existem, e devem ser levados em conta, porém com determinação, disposição e bom senso para tomar decisões assertivas nos processos de gestão de negócio, com certeza você alcançará o sucesso almejado!

Gostou das dicas apresentadas neste texto? Que tal aprender mais sobre como os fatores de marketing podem afetar a sua forma de gerir o seu negócio? Leia o nosso artigo sobre 4 Ps do marketing.

Artigo produzido pelo Saia do Lugar

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