Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

6 maneiras de levar seu negócio por água abaixo

Uma das formas de evitar erros é entender que eles existem e encará-los de frente. Os empresários algumas vezes tomam atitudes que julgam corretas, mas que na verdade podem estar abrindo caminho para o fechamento da empresa. Controle errado do estoque, fluxo de caixa sem supervisão ou linhas de crédito em hora errada são apenas alguns exemplos. Confira abaixo 6 maneiras de levar o seu negócio por água abaixo:

Read More

 

1. Não cuidar do fluxo de caixa

Muitos empresários ficam de olho somente nos lucros e esquecem que a saúde financeira da empresa depende muito é do fluxo de caixa. Pois é ele quem vai dizer se está entrando mais dinheiro do que saindo ou o contrário. É preciso fazer um acompanhamento diário dessas contas. Não adianta contar com um pagamento lá na frente se você precisa pagar os fornecedores hoje ou amanhã.

2. Adquirir financiamento em hora errada

É preciso saber quando é hora de crescer ou de dar uma segurada na expansão. Empresas com problemas de finanças, com fluxo de caixa negativo, não devem pegar investimentos para cobrir buracos. Os financiamentos bancários devem ser prioritariamente uma alternativa para os momentos positivos, para investir em expansão ou aumentar o capital de giro. Só se deve recorrer ao crédito para salvar a empresa do vermelho em último caso. O melhor é tentar o corte de gastos e fazer um aumento das vendas.

3. Comprar supérfluos

Se você pediu o financiamento acima para comprar supérfluos, pode ter certeza que cometeu um dos erros que podem levar seu negócio a cair por terra. Primeiro olhe seu fluxo de caixa, faça uma previsão para os próximos meses. Depois veja se realmente você pode comprar móveis novos, computadores de última geração ou redecorar o escritório. A regra básica no mundo dos negócios é simples: corte supérfluos, pois como o nome já diz não são realmente necessários.

4. Controlar mal o estoque

O estoque de produtos deve estar sempre em equilíbrio. Não dá para comprar menos do que o necessário e faltar produtos na prateleira, mas também é um erro grave comprar demais e encalhar a mercadoria. É preciso saber o momento de queimar o estoque com promoções e as compras devem ser feitas de maneira muito controlada. Para isso, é importante automatização do processo com softwares que vão ajudar a reduzir erros humanos e controlar de maneira precisa as entradas e saídas.

5. Investir o mínimo em atendimento

Sem clientes, não há ganhos. É preciso atendê-los bem e qualquer dinheiro colocado em melhora do atendimento será investimento e não gasto. Incentive seus funcionários a fazerem cursos, promova palestras sobre atendimento ao cliente, chame especialistas para workshops etc.

6. Confundir as finanças pessoais com a da empresa

Sua empresa não tem cartão de crédito e você usa o seu pessoal quando precisa. Na hora de pedir empréstimo, deu sua casa como garantia. Se você já fez isso é porque tem misturado as contas pessoais com as finanças da empresa. Geralmente quem começa um negócio tende a fazer isso, mas é um dos maiores erros que podem provocar a quebra da empresa. Além de não parecer certo, é um tiro no pé. Distinguir as contas pessoais com as da empresa é o primeiro passo para ter uma administração de sucesso.

Portanto, quem quiser encontrar o caminho do sucesso deve ficar longe dessas “dicas” para afundar a empresa. Você já cometeu algum desses erros antes? Conte sua experiência.

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: