Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

5 técnicas para aumentar o lucro e diminuir custos de lojas

Economizar dinheiro é um dos passos mais importantes para construir um empreendimento de sucesso duradouro. Reduzir o excesso de custos em processos cotidianos da empresa pode resultar numa até então inimaginável reserva financeira para eventuais problemas na produção e épocas de vacas magras.

No post de hoje você vai descobrir algumas técnicas que podem diminuir custos da sua loja e engordar bastante os lucros do seu estabelecimento. Pegue papel e caneta e anote tudo que puder. Vamos lá!

 

Regule o seu estoque

Já parou para pensar em quantos produtos estocados você simplesmente não vende devido a quebras, vencimento da validade, acidentes ou excesso de unidades? Pois é. Um estoque mal gerenciado pode causar prejuízos constantes a empreendimentos de varejo e atacado.

Por isso, investir em mecanismos que otimizem o processo de estocagem é fundamental. É o pequeno custo a mais que provavelmente irá encher os cofres da sua empresa. Invista num software ERP capaz de contabilizar e monitorar os itens armazenados. Em pouco tempo perceberá os resultados.

Invista em um software de gestão e automatize os processos operacionais

Aliás, softwares ERP não apenas diminuem e melhoram simultaneamente a contagem de estoque, como quase todos os processos administrativos do seu negócio.

O ERP é moldado de acordo com as necessidades de cada empresa. Então, ele pode automatizar operações como apresentar o fluxo de caixa, calcular a quantidade das vendas, pagar contas e os salários, montar estatísticas de crescimento e uma série de funções mais. Tudo isso numa única tela, que pode ser acessada de forma simples e rápida por você e pela a sua equipe de trabalho. Praticamente todas as empresas de sucesso usam o ERP.

Ao usar o software você também reduz o uso de papéis e concentra os esforços dos colaboradores na produção e no atendimento ao cliente.

Calcule os gastos por cliente para diminuir custos

Existe uma métrica financeira que ajuda o empresário a calcular o custo por cliente. Isso é fundamental, porque você pode estar gastando muito mais do que o necessário para atender a sua atual demanda por produtos e atendimento.

Mensure exatamente a quantidade de saídas do seu negócio e o quanto você armazena. Faça o mesmo com o número de funcionários. Às vezes, você pode realocar a mão de obra para setores que realmente necessitam de mais pessoas para alcançar índices satisfatórios de produtividade.

Reduza as contas

Nunca é demais falar: economize muito na água e na luz. Eles podem parecer custos irrelevantes, mas que somados ao longo do ano, convertem-se numa quantia considerável de dinheiro.

Nesse sentido, capacite e conscientize a sua equipe de colaboradores sobre a importância desses fatores no caixa da empresa.

Faça um planejamento financeiro detalhado

A melhor forma de reduzir os custos é identificar exatamente em quais processos a sua empresa mais gasta dinheiro.

Para fazer isso, elabore um planejamento financeiro com calma e atenção. Se preciso, conte com um profissional. Encontre os focos que consomem mais capital do empreendimento e busque soluções. Lembre-se de que gastos em compras de produtos e impostos também podem ser reduzidos.

Existem uma série de ferramentas gratuitas que também podem ajudar o seu empreendimento a crescer sem aumentar os gastos, como o uso do Google Drive, por exemplo. Aproveite as tecnologias disponíveis no mercado e faça a sua empresa decolar!

Como você reduz os custos do seu negócio? Conte para a gente! Deixe o seu comentário!

 

 

Read More

compras, Loja, Varejo, vendas

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: