Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

5 itens básicos para uma estratégia de BI

 O Business Intelligence, muito mais que apenas um software, é uma forma de gestão empresarial que possibilita o uso de dados para melhores tomadas de decisão. Todas as informações que sua companhia recolhe diariamente de clientes, processos de compra, venda, estoque e marketing são integradas e analisadas em conjunto, deixando de ser somente dados e se transformando em inteligência para sua empresa. Portanto, o BI assegura vantagem competitiva ao seu negócio, à medida que detecta padrões de comportamento do público e sai à frente da concorrência para atender às necessidades do mercado.

Mas como se trata de uma estratégia e não apenas de um sistema, é importante que toda a empresa esteja envolvida com esse método. Você sabe quais são os 5 itens necessários para uma estratégia de BI ser bem implementada na sua companhia e gerar esses benefícios? Veja a seguir!

União da equipe

Cada setor da empresa tem parte importante na estratégia de BI, pois coleta e registra dados diariamente sobre seus processos. Se uma área não faz bem sua parte nesse contexto, os dados da organização ficarão incompletos e prejudicarão as tomadas de decisão. Por isso, é essencial que todos entendam o valor da informação para cada setor individualmente, bem como para o sucesso geral da empresa. Podem ser feitos treinamentos e palestras sobre isso, para conscientizar o grupo a ter uma cultura organizacional que vise a essa estratégia, valorizando a coleta e o registro de dados. 

Read More

 Estabelecimento de metas

Saber onde você quer chegar com a estratégia de BI é essencial para que ela seja adaptada a esse fim e possa gerar resultados. Então, é necessário definir metas financeiras, de venda e marketing, bem como estabelecer os prazos para que se cumpram após a aplicação do BI. Com base nesses objetivos, o sistema deve ser programado para exigir o registro de determinadas informações e disponibilizar relatórios completos que forneçam os indicadores de desempenho necessários para o acompanhamento das metas.

Se foi estabelecido, por exemplo, como meta que uma equipe deve dobrar sua produção em um mês, os dados que terão de ser inseridos serão os itens em produção e os itens concluídos pelos funcionários de tal setor. Ao mesmo tempo, o sistema deverá fornecer relatórios que permitam ver se este quesito tem sido melhorado, demonstrando que a meta será atingida.

Software eficiente

Business Intelligence não é apenas um software, mas depende também de um bom sistema para funcionar com eficiência em sua empresa. Cada companhia tem características e necessidades próprias, por isso, é importante que o sistema possa ser programado para atender especificamente ao seu negócio. Além disso, o tratamento dos dados deve ser verificado, pois o software precisa ser capaz de gerar informações consistentes e seguras com base nos inúmeros dados Integração de sistemas e dados. Em algumas empresas, os dados já são inseridos em diferentes sistemas, planilhas e bancos. No entanto, uma estratégia de BI exige que essas informações estejam reunidas e possam ser avaliadas em conjunto. Qual, por exemplo, seria a vantagem de saber quantas compras foram realizadas em tal período se não pudéssemos ligar essa informação às campanhas de marketing realizadas na mesma época? Por isso, todos os dados da empresa precisam ser interligados ao se pensar em uma estratégia de BI.

Acompanhamento de resultados

O Business Intelligence de sua empresa é uma estratégia constante, precisando ser atualizada e reformulada conforme mudam as metas da organização e a realidade do mercado. Assim, após implementar o BI, você precisa acompanhar os resultados para que seu sistema seja desenvolvido e otimizado segundo as novas necessidades da organização. Da mesma forma, se for detectado que falta o registro de algum dado importante para o gerenciamento, é possível intervir e efetuar mudanças para que as metas sejam atingidas. O acompanhamento de resultados deve ser feito em cada etapa dos processos.

Sua empresa já tem aplicado essas ações? Investindo nesses itens, você estará pronto para implementar uma estratégia de BI eficiente e eficaz em seu negócio.

 b2ap3_thumbnail_5-itens-bi-01.jpg

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: