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5 formas de encantar seus clientes e gerar mais lucros com isso

Montar uma carteira de clientes exige prospecção e uma boa linha de produtos e serviços, que encantem e transformem a visita numa venda. O mais importante nessa equação é que a empresa consiga sempre manter os clientes fiéis e encantados.

A máxima diz que conquistar um cliente é muito mais caro do que manter um cliente. Mas a verdade é que o cliente fiel vai muito mais além do que reduzir os custos. Ele pode sim ajudar na prospecção. Um cliente feliz, bem tratado, que recebe não só o que foi acordado, mas um serviço e atendimento de qualidade é capaz de divulgar sua marca e defendê-la.

Por isso, mais do que pensar em um cliente como um compromisso de metas, é preciso enxergá-lo como um facilitador, alguém que pode abrir mais portas para você.

E como fazer isso? Claro, cumprir o que foi acordado é o passo mais importante. Mas há outros passos que podem ajudá-lo a encantar seu cliente e gerar mais lucros para sua empresa. Acompanhe!

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Demonstre entusiasmo e seja próximo do cliente

Receber alguém de cara amarrada não entusiasma ninguém a fazer negócio. É muito melhor negociar com uma pessoa que demonstre interesse pela visita e pelo que faz – você é a imagem da empresa e a boa representação faz com que o cliente se sinta mais confortável.

Aja de forma que o cliente perceba o envolvimento com sua empresa. Além disso, aproxime-se do seu cliente, demonstre interesse no trabalho dele e, desde que ele permita e abra espaço, na vida pessoal e seus hobbies. Sem exageros, mas com tato. A conversa pode evoluir aos poucos, de um papo informal até chegar à negociação.

Ofereça gifts

Quem não gosta de ganhar presentes? Como um complemento à sua proximidade, ofereça ao seu cliente um presente que tenha valor para ele – pode ser desde descontos a vales e tickets promocionais de serviços ou produtos da sua empresa.

O importante é oferecer algo que você saiba que ele tem interesse e pode ser útil. Isso mostra que você presta atenção na conversa, que você dedicou parte do seu tempo ao cliente. Ele se sentirá valorizado.

Escute seu cliente

Certamente, quando você vai comprar algum produto, você tem algumas exigências. Seu cliente também. Ele quer entender por qual motivo o seu produto ou serviço será melhor para ele. Deixe-o relatar os processos em que está submetido, as suas necessidades e o que espera de determinada proposta. Faça perguntas pontuais para esclarecer algum item que tenha passado superficialmente. Você terá sua hora de falar, mas é importante respeitar o momento do cliente.

Além disso, escutar com atenção pode revelar necessidades das quais o próprio cliente nem sabe que tem, o que poderá multiplicar oportunidades de negócio.

Surpreenda: prometa o esperado e entregue o inesperado

A obrigação da sua empresa é entregar o que foi acordado no prazo determinado. Isso é o mínimo que o cliente espera. Mas por que não entregar algo além do contrato? Por exemplo, antecipe o prazo de entrega sempre que possível. Entregue bônus como um prazo estendido de serviço ou uma porcentagem a mais da encomenda. Não prometa, surpreenda.

Solucione os problemas

Nem é preciso dizer que o cliente tem sempre razão. Se ele ligar para relatar um problema, não hesite, resolva. Se não for possível resolver naquele momento, diga que vai procurar a melhor solução e que ligará em seguida para informar o resultado.

Os negócios estão sujeitos a todo tipo de problema – atrasos, defeitos, ruídos na comunicação. O que uma empresa não pode deixar de fazer é resolver os problemas que surgem e que são relatados pelo cliente.

Não se esqueça de retornar a ligação para o cliente o mais rápido possível. Diga que vai acompanhar o processo até que se resolva e que na próxima vez você mesmo irá supervisionar.

E você, como encanta os seus clientes? Escreva para a gente!

 

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