Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

4 mitos de cloud computing nos quais muita gente ainda acredita

Desde que o cloud computing surgiu, muitos mitos se formaram ao redor da ideia. Algumas pessoas pensam que se trata de uma tecnologia cara, lenta e complicada, por exemplo. E é comum que empresas acreditem nessas lendas e deixem de usar a metodologia — que pode ser muito útil para os negócios. Para ajudar a desmistificar a computação na nuvem, nós montamos esta lista com 4 dos principais boatos que circundam o tema. Quer saber o que é verdade e o que é mentira a respeito do cloud computing? Então leia esta postagem:

 

“O cloud computing é complicado”

Por ser algo relativamente recente no mercado e representar uma grande inovação, o cloud computing é frequentemente visto por gestores de empresas como uma tecnologia muito complicada. Mas na verdade não é. Evidentemente, será necessária uma mão de obra adequada para gerenciar a nuvem — seja esse trabalho realizado por novos contratados ou com o treinamento da equipe já existente.

Contudo, uma vez contratado um especialista ou capacitado o time, o investimento inicial logo será compensado com os benefícios que surgirão. O cloud computing tem uma flexibilidade grande em infraestrutura, pois é de fácil expansão e redução de acordo com a necessidade da empresa. Isso diminui os gastos com a manutenção do hardware e permite acesso aos dados armazenados a partir de diversos lugares.

“A transição para a nuvem é demorada”

Os serviços do cloud computing são desenhados de acordo com as demandas de cada negócio. Todo o processo de implementação e criação de soluções próprias em nuvem é muito mais rápido do que o método tradicional. Para você ter uma ideia: em vez de levar meses ou anos, o cloud computing pode ser configurado e colocado em funcionamento em menos de 90 dias!

“O investimento exigido é muito alto”

O foco dos gestores é muitas vezes no gasto imediato, não no médio e no longo prazo. Assim, é importante destacar que o custo para implementar o cloud computing é compensado com a economia alcançada ao longo do tempo. Além disso, é possível que a empresa invista somente no que for realmente necessário às suas necessidades no momento, com um gasto muito menor do que a tradicional montagem de uma estrutura física.

“O cloud computing não é seguro”

Um mito comum quando se fala do armazenamento de dados importantes na nuvem é a falta de segurança dessa técnica. A verdade, porém, não é bem essa. Assim como o sistema tradicional tem brechas de segurança, o cloud computing também pode ter suas falhas.

Por esse motivo, a computação na nuvem armazexige alguns cuidados que devem ser tomados por parte da empresa: é preciso, por exemplo, que as informações sejam encriptadas. E muitas vezes essa prevenção já é garantida na oferta dos serviços de cloud computing!

E então, o que você achou desta postagem? Ela esclareceu suas dúvidas a respeito do cloud computing? Deixe sua opinião em nossos comentários! Aproveite esta visita para aprender mais sobre o tema com nosso texto “Sua empresa pensa estrategicamente sobre cloud computing?”.

Read More

AWS, cloud, Cloud Computing, computação em nuvem, Nuvem

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: