Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

4 métricas financeiras que você deve acompanhar

business success

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que auxiliam no processo de análise e acompanhamento de resultados de determinada atividade. Por oferecerem suporte direto à tomada de decisão, eles acabam sendo um recurso de extrema importância para os gestores. Neste post, vamos falar sobre algumas métricas financeiras que devem ser acompanhadas na sua empresa. Acompanhe:

Indicador de lucratividade

Muitos empreendedores direcionam o foco para o faturamento mensal — que representa, de forma bruta, quanto a empresa vendeu dentro do mês. Entretanto, é comum se depararem com situações em que o resultado foi favorável, mas, na prática, o dinheiro falta.

O indicador de lucratividade é calculado com base no percentual do lucro obtido sobre o faturamento e indica o que pode ser feito para aprimorar os resultados.

Por exemplo: no caso em que o faturamento fecha na meta, mas o dinheiro não sobra, é um sinal de que a empresa está operando com os custos elevados — e que eles precisam ser reduzidos. Para saber se a lucratividade da sua empresa é satisfatória, analise os resultados de outras empresas no seu ramo de negócios e faça um comparativo.

Indicador de custos

Já que estamos falando de métricas financeiras e abordamos os custos no tópico anterior, vamos falar um pouco mais sobre eles. É esse indicador que mostra como o dinheiro de sua empresa é gasto e de que forma ele pode ser otimizado. Operar com custos elevados impacta diretamente no custo dos produtos ou serviços e pode, inclusive, fazer com que sua empresa acabe perdendo em faturamento.

Quando se trata de gastos, o ideal é que sempre sejam feitas análises do que pode ser reduzido ou eliminado sem comprometer a qualidade e a satisfação do cliente. Isso ajuda a criar uma empresa mais competitiva e a reduzir — ou até mesmo a eliminar — desperdícios.

Indicador de ponto de equilíbrio

O indicador de ponto de equilíbrio informa qual é o mínimo que o setor de vendas precisa bater para que os custos da operação sejam cobertos, evitando o prejuízo. Ou seja, ele representa exatamente qual é o ponto em que o faturamento se iguala aos custos e às despesas.

Além de auxiliar na identificação do ponto necessário para que a empresa não opere com prejuízo, ele dá suporte ao setor de vendas com relação ao mínimo necessário que deve ser vendido — o que auxilia diretamente na criação de metas comerciais.

Indicador de rentabilidade

Já que a lucratividade foi abordada, devemos também falar sobre a rentabilidade. Enquanto a lucratividade aponta para os ganhos que foram obtidos em um determinado período de tempo, a rentabilidade indica se esses retornos estão sendo atrativos ou não. Em outras palavras, é a capacidade que a empresa tem de se pagar com relação a um investimento que foi realizado.

Ela é calculada com base no lucro obtido em determinado período, dividido pelo investimento realizado. É difícil estabelecer um parâmetro do que seria uma boa rentabilidade, pois, enquanto em um projeto uma rentabilidade de 100% não seja satisfatório, em outro, 20% já pode ser considerado taxa de sucesso.

Existem uma série de outras métricas financeiras que devem ser acompanhadas, principalmente como suporte no processo de tomada de decisão. Cabe ao gestor avaliar qual é a estratégia atual da empresa e identificar quais indicadores precisam ser mensurados para que essas metas sejam alcançadas.

Gostou deste post? Então deixe um comentário. Aproveite a visita em nosso blog para saber mais sobre como gerenciar o capital de giro da sua empresa!

Read More

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: