Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

4 desafios para ser uma empresa omnichannel

Nos últimos anos, temos visto cada vez mais artigos sobre a estratégia omnichannel e como colocá-la em prática. Essa tendência tem se tornado tão forte que as empresas já não podem mais escolher se querem ou não estar presentes nos meios físicos e virtuais.
Mas, junto com a popularização dessa estratégia, surgem também os vários desafios do omnichannel, que implicam total reorganização dos modelos de negócios atuais e vasto investimento em tecnologia.
Sabendo disso, nós listamos quatro grandes desafios do omnichannel e mostramos como eles podem ser resolvidos. Se esse assunto o interessa, acompanhe o texto!

1. Banco de dados com informações incorretas

É comum encontrarmos empresas com bancos de dados com informações duplicadas, incorretas ou incompletas. Essa situação faz com que a automação do CRM e, consequentemente, a do marketing sejam prejudicadas graças aos valores inválidos inseridos nos cadastros.
Para evitar esse problema, uma atualização mensal do banco de dados é fundamental.

2. Falta de personalização na comunicação

No meio de tantas automações para ser omni, as empresas correm o sério risco de padronizar toda a sua comunicação.
Isso significa abandonar uma das questões mais importantes do marketing de relacionamento: a personalização do contato. Cada cliente quer se sentir único e especial, e ignorar esse ponto é a garantia do fracasso de qualquer estratégia.
Para sair dessa situação, a equipe de atendentes deve ser constantemente treinada com o foco voltado para a excelência no atendimento.

3. Back-end unificado e atuação em tempo real

Para ter uma estratégia omnichannel funcionando, é preciso buscar integração a todo momento, mas não é isso que costuma acontecer.
Muitas empresas procuram desenvolver um canal de cada vez e deixam a integração para a última hora — quando o fazem. O problema é que qualquer ação precisa ser feita várias vezes para atingir a todo o público — por exemplo: ao iniciar uma promoção, a companhia precisará anunciar manualmente em cada um de seus canais.
Por isso, a escolha de um back-end unificado é a melhor saída, permitindo coordenar esforços de marketing entre canais sem a necessidade de retrabalho.

4. Estruturação da logística de estoque e frete

Ao trabalhar no esquema de omnichannel, as companhias podem ser acometidas por alguns problemas: o cliente fazer um pedido pelo aplicativo, mas a loja não ter mais em estoque, e o custo do frete causar prejuízo para a companhia. Em ambas as situações, o que acontece é a falta de controle logístico.
Para evitar isso, o investimento em um ERP robusto é interessante. Além desse ponto, a criação de um protocolo de ações é fundamental — como, por exemplo, sempre que um item é vendido, ele deverá ser baixado do sistema.
Todas as questões apontadas aqui tendem a acontecer à medida que as empresas se engajam em estar presentes em todos os canais de comunicação. Como pôde ser visto, todas elas compõem grandes desafios do omnichannel, mas existem formas de solucioná-las. Cabe às organizações terem atenção a isso para conseguirem fazer essa estratégia de fato ser eficaz.
Como vem sendo tratada a estratégia omnichannel na sua empresa? Deixe um comentário sobre o assunto!

back-end unificado, estruturação de logistica, omnichannel

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home
artsoft-erp_logo-home

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Grupo: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Fale Conosco
%d blogueiros gostam disto: