Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

4 benefícios que sua empresa está perdendo por não utilizar um software de BI

 

 

É inegável que os sistemas de informação são imprescindíveis nas organizações do mercado atual. A ebulição corporativa — oriunda da imensa quantidade de dados gerados, da intersecção deles com o ambiente externo, das alterações no comportamento dos clientes e da evolução constante da concorrência — torna impossível se manter em atividade sem investir nos recursos de TI. Isso porque o poder de mercado está diretamente ligado à capacidade de reduzir custos e ampliar a produtividade e o nível de serviço, algo que passa pela ousadia e criatividade do empreendedor em modernizar a estrutura de sua empresa, sem ter medo de investir no presente, para ganhar no futuro.


 

Estudos recentes comprovam que investimentos em TI aumentam em até 4 vezes a produtividade de uma organização. Mais produção e menos custos significa maior margem de lucro. Especialmente nos momentos de crise e de baixa nas vendas é que as empresas devem dedicar esforços para dar mais flexibilidade aos seus processos internos, integrando sistemas e permitindo decisões céleres (geralmente os empreendedores inexperientes fazem o contrário, o que explica o insucesso de muitas PMEs).

Mais dinamismo e menos impacto financeiro passam, necessariamente, por 2 palavrinhas, as quais não devem escapar, de forma alguma, da mente do empreendedor de visão de negócios: Business Intelligence, uma expressão que mudará o rumo de sua organização, conforme você observará nas linhas abaixo!

Mas o que é, afinal, Business Intelligence — BI?

Traduzida em português como “Inteligência de Negócios”, o termo se refere aos sistemas empresariais automatizados, capazes de coletar dados de diversas fontes, agregá-los e interpretá-los, transformando dados brutos em informações de âmbito gerencial para as empresas.

Subsídio ao processo decisório (inclusive em âmbito financeiro), respostas mais rápidas diante das mudanças do ambiente e melhoria no fluxo de comunicação da empresa: estas são algumas das virtudes adquiridas pelas organizações que adotaram essa revolução em seus processos internos. Mas vamos explicar isso um pouco mais a fundo:

Tomar suas decisões baseadas em perspectivas sólidas e não em intuição

A sua empresa deseja direcionar investimentos a um determinado produto, deixando outros itens do portifólio em segundo plano. Qual é a viabilidade dessa mudança de direcionamento? Quais os custos envolvidos nessa alteração estratégica? Será que realmente compensa?

Não tenha dúvida que esse levantamento custará muitas horas de trabalho e noites mal dormidas. Isso para aqueles que insistem em não usufruir dos benefícios da TI.

Uma ferramenta de BI integra dados de planilhas, ERP, CRM, etc., mostrando por força do cruzamento de dados (internos e externos) a perspectiva de se priorizar um produto em relação ao outro.

Em muito menos tempo, é possível ter acesso a resultados mais certeiros, como relatórios, gráficos comparativos e verificações estatísticas que lhe darão indicativos mais claros sobre a eficácia da decisão analisada.

Ter mais velocidade em prover respostas às mudanças do ambiente externo

O dinamismo das informações que circulam em tempo real faz com que as pessoas, e mais do que isso, o mercado, mude muito mais rápido do que em décadas passadas. Dessa maneira, o grande segredo das empresas de sucesso é prover, através de sistemas de monitoramento e processamento de dados (como Business Intelligence e Big Data), respostas céleres diante das novas exigências do mercado.

Pode ter a certeza de que, se a sua concorrência estiver municiada de um bom sistema de BI, sua força competitiva no setor ficará comprometida, tendo em vista que os seus rivais terão acesso a informações estratégicas sobre o setor com muito mais antecedência do que sua organização. E um minuto no mercado de hoje representa, às vezes, o limiar entre ganhar ou perder um grande cliente.

Redução de custos em processos internos

ERP (sistema de gestão empresarial) e Business Intelligence são duas soluções automatizadas que, juntas, amplificam o potencial de redução de custos com processos internos em sua empresa. Enquanto o ERP centraliza os dados que circulam na organização (fazendo, por exemplo, com que a emissão de um pedido seja seguida de uma baixa imediata no controle de estoques), a Inteligência de Negócios permite, entre outras coisas, diagnosticar quais são as etapas do processo produtivo que estão causando gargalos em sua eficiência operacional.

Se a sua cadeia logística não é tão bem organizada, se as rotas não são geridas de forma a gastar o mínimo possível de combustível e visitar o máximo possível de clientes, uma solução de BI pode mostrar esses pontos fracos e dar a possibilidade do gestor corrigi-los.

Minimização dos riscos do negócio

Quem tem informação estratégica antes da concorrência, reduz custos por meio de uma análise de nível máximo de eficiência operacional e consegue tomar decisões mais rápidas e com mais flexibilidade (sistemas de BI da empresa podem ser acessados de qualquer ponto com acesso à internet).

Essa análise de mercado e da própria estrutura da empresa permite um melhor gerenciamento de riscos, o que explica porque o BI tem sido adotado até por microempresas.

E você, já tem uma solução de Inteligência de Negócios em sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco!

 

 

Read More

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: