Blog Artsoft Sistemas

Assine nosso blog e receba semanalmente materiais educativos sobre gestão e tecnologia para otimizar a administração da sua empresa:

3 sinais que está na hora de investir em ERP

Provavelmente você já ouviu falar que implementar um sistema de gestão (também conhecido como ERP — Enterprise Resource Planning) é o caminho natural para a profissionalização da empresa.

As razões específicas para que os gestores invistam nesta tecnologia variam, mas basicamente se concentram na redução de custos e aumento de produtividade. A grande dúvida, no entanto, é saber se a empresa já está no ponto ideal para fazer esse investimento de longo prazo. Resolvemos então discutir sobre alguns sinais de que está na hora de investir em um ERP no seu negócio. Veja a seguir.

Read More

1)Os resultados de planilhas são diferentes e às vezes não batem

Você tem uma equipe de confiança e qualificada, mas vira e mexe alguns relatórios e planilhas mostram números contraditórios. Isso quer dizer que a comunicação entre um setor e outro pode não estar funcionando corretamente. O ideal é que fosse tudo automatizado, evitando, assim, o erro humano e dando agilidade à troca de informações.

Note que os sistemas de ERP conseguem integrar todos os aspectos das operações de uma empresa. Se cada setor tem seu software e trabalha de uma maneira não integrada, muitas vezes, os mesmos dados são extraídos por várias planilhas diferentes e de fontes diferentes causando a confusão. Quando este tipo de situação é frequente e está comprometendo a avaliação e a tomada de decisões importantes na empresa, vale a pena optar por um software de gestão, pois as informações serão armazenadas e retiradas de um só lugar.

2. A empresa tem problemas frequentes com erros de estoque

Imagine que em um mês você se dá conta de que comprou muito de um produto que nem é tão procurado. Ou então ao contrário: as vendas superaram as expectativas e as prateleiras ficaram vazias. Os clientes não paravam de ligar pedindo o item, mas você não tinha mais. Sabe o que pode estar acontecendo? Um erro no planejamento do estoque. Esse controle deve ser feito de maneira centralizada e coordenada com os setores de compras e vendas e deve ser totalmente ligado ao setor financeiro da empresa. Afinal, é ele quem vai dizer se há fluxo de caixa para certas operações.

A forma mais eficaz de integrar e centralizar o controle de estoque (evitando erros) é um sistema de gestão. Assim quando um produto for vendido, basta o vendedor dar baixa no sistema e ele não vai mais aparecer como disponível, evitando frustração de clientes. Outra vantagem é que com um programa de gestão você terá uma visão global do negócio, podendo identificar rapidamente o que pode não dar certo e ter tempo suficiente para corrigir, ou mesmo, tomar conhecimento de novas oportunidades de mercado.

3. Seus demonstrativos financeiros são complicados e incompletos

Ao abrir uma empresa é comum organizar as finanças com livros de anotações ou planilhas de computador. Porém, uma hora este sistema começará a ficar muito complexo e essa metodologia não funcionará mais. Como saber que essa hora chegou? Quando começam a acontecer discrepâncias entre números financeiros, perdas de documentos com informações importantes e até multas geradas por pagamentos atrasados ou impostos não pagos.

Vale notar que são problemas que barram o crescimento do negócio. Um ERP pode organizar todas as informações e facilitar o cumprimento da legislação por parte da empresa. É ou não é uma grande vantagem?

E aí, a sua empresa já possui algum desses sinais? Está pensando em adquirir um software de gestão? Compartilhe com a gente se tem alguma dúvida com relação a como implementar um ERP! Nós podemos te ajudar!

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma resposta:

artsoft-erp_logo-home

Soluções Inteligentes Lucros Rápidos

São Paulo: Rua Maria Aparecida do Amaral Godoi, 87, Jardim São Paulo.
Tel.: (11) 3090-4433
Rio de Janeiro: Rua México, 90 -  6 andar - Centro.
Tel.: (21) 3216-9100


Unidades de Negócio Artsoft: Artsoft Sistemas, Artsoft SAP & Artsoft Cloud

Default

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

%d blogueiros gostam disto: